Abono salarial para servidores de Alfredo Chaves começa ser pago este mês
Publicado em 26/01/2017 às 17:16
Os servidores da Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves irão receber já neste primeiro pagamento de janeiro, um abono salarial de 6.45%, a serem pagos até o mês agosto deste ano. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, na sessão extraordinária desta última quinta-feira (25).
A iniciativa do Executivo abrange os salários dos servidores efetivos, comissionados e contratados, com exceção dos profissionais do magistério, em razão da legislação federal já definir o piso salarial, no entanto a municipalidade aplicará o teto nacional para o exercício 2017.
O abono salarial, de acordo com prefeito, Fernando Videira Lafayette, se justifica pelo fato de que a inflação vem defasando os salários, num patamar que contribui para a perda do poder aquisitivo da população. “Pretendo com esta decisão temporária buscar valorizar os servidores públicos, até que a administração possa ter dados concretos sobre a arrecadação de 2017, que aponte outra medida definitiva de valorização.
“Quero ver nossa equipe trabalhando satisfeita e motivada. Porém nossos recursos são pequenos e devemos nos planejar sempre para que as decisões não comprometam os compromissos já assumidos com a municipalidade. Sei da importância de cada servidor, pois eles são responsáveis pela prestação de serviços e o desenvolvimento do município”, justificou o prefeito.
Já os professores “A”, “B” e “P”, do Plano de Carreira e Vencimentos do Magistério serão contemplados com um reajuste salarial. O projeto de autoria do Executivo também aprovado na mesma sessão, atende ao Piso Nacional anunciado pelo Ministério da Educação. A medida por conta das dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Educação, também tem como finalidade amenizar as perdas salariais inflacionárias dos profissionais.
Quem saiu satisfeita após assistir a sessão foi a professora efetiva da educação infantil, Maristela Coelho da Rocha. “Muito legal mesmo esta atenção com os professores. Sabemos de todas as responsabilidades do município, mas os salários defasados já estavam trazendo desmotivação para nossa classe. Vamos começar a ano letivo mais animados”, comemorou.
Conforme a Controladoria Municipal, a postura é legal e constitucional de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O aumento já entra em vigor neste pagamento retroagindo seus efeitos ao dia 1º de janeiro de 2017.