Visitas turísticas aumentam no Museu da Imigração de Marechal Floriano
Publicado em 29/09/2021 às 16:40
Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira
O Museu da Imigração de Marechal Floriano, que funciona na antiga estação ferroviária da sede do município – onde estacionavam os trens de passageiros e cargas desde Vitória até o Rio de Janeiro – está voltando a receber um maior número de visitantes. O local se manteve com as portas fechadas por ocasião da forte pandemia da Covid-19, mas já abriu as portas e recebeu, em agosto, aproximadamente 300 visitantes de fora da cidade.
Já no mês de setembro, o número de pessoas na visitação do local ultrapassará este total com grande vantagem. As informações são do servidor municipal Adenilton Amorim Nepomuceno. “Após entrar em risco baixo para a transmissão da doença, Marechal Floriano recebeu muitos turistas”, disse.
Nepomuceno afirma que o Museu da Imigração possui um registro dos visitantes e a ‘casa’ recebeu opiniões positivas dos turistas. “Entre as sugestões se destaca o estacionamento de uma locomotiva antiga com um dos vagões de passageiros atrelado a ela para que os visitantes se divirtam mais”, afirma o servidor.
Nascido em Marechal Floriano, o morador Ernani Nalesso acompanhou o tráfego de trens antigamente. “Fico satisfeito quando olho para a antiga estação e vejo aquela quantidade de turistas observando o local onde eram registrados os maiores movimentos de passageiros e cargas entre Vitória e Rio de Janeiro”, disse.
O ferroviário aposentado José Borgo, morador de Marechal Floriano, comenta que teve anos de trabalho na ferrovia denominada Estrada de Ferro Leopoldina. “Foi um grande prazer trabalhar na ferrovia e agora gostaria de vê-la funcionando normalmente”.