Atleta de Venda Nova vai disputar a Paralimpíada de Tóquio

Publicado em 08/07/2021 às 15:46

Compartilhe

Atleta-de-Venda-Nova-vai-disputar-a-Paralimpiada-de-Toquio-2

Texto: Rádio FMZ e Folha Vitória / Fotos: Divulgação

E tem vendanovense na disputa pelo pódio nas Paralimpíadas de Tóquio! Luiza Guisso Fiorese é uma das atletas selecionadas para acompanhar a Seleção Brasileira na modalidade de Vôlei Sentado. As nomeações dos atletas selecionados foram divulgadas na última terça-feira (8) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Ansiosa, Luiza contou que estava dentro do avião, enquanto acontecia a convocação, e não via a hora do pouso para tirar o celular do ‘modo avião’ e checar se o nome dela estava entre os selecionados.

“Desci correndo, fui rapidamente tirando o celular do bolso quando eu recebi uma enxurrada de mensagens de amigos e familiares me parabenizando”, explicou a atleta.

Cheia de alegria, a atleta diz que vive um sonho e que lutou muito para poder realizá-lo. Hoje, pode comemorar com seu treinador e família. “Eu fiquei muito feliz mesmo, sabendo que iria, pois me dediquei muito para isso. Treinei bastante dando muito de mim”.

Orgulho dos parentes e de Venda Nova do Imigrante, a paratleta não vê a hora do reencontro para comemorar com todos a tão sonhada conquista. “A Tecnologia ajudou muito e eu pude comemorar com minha família, mas quero abraçá-los e agradecer muito pelo apoio. Minha mãe falou que Venda Nova está em festa e todos param ela na rua para parabeniza-la”.

Para orgulhar o Brasil, o Espírito Santo e também sua cidade natal, a jovem já está se preparando para embarcar no mês de agosto para Tokyo. Antes, Fiorese vai passar por um treinamento em São Paulo e depois receber o uniforme. Por fim, voar em busca da conquista do seu primeiro ouro olímpico.

Além de Luiza, outros dois atletas capixabas também forma convocados: Daniel Mendas (Atletismo) e Patrícia Pereira (Natação).

História de Luiza

Luiza Guisso Fiorese, de 23 anos, cresceu em Venda Nova do Imigrante, rodeada de uma grande família e amigos.

Amante dos esportes desde pequena, começou praticar Handebol com 10 anos, dando início ao sonho de competir e ser uma grande jogadora.

Porém aos 15 anos, já competindo e se destacando no Handebol, uma certa dor no joelho mudou a vida dela.

“Comecei a sentir uma dor no joelho, achava que era por causa dos jogos, mas mesmo assim fui ao médico. Tive a informação que essa dor se tratava de um câncer que me obrigou a parar de jogar”, explicou Luiza.

A jovem venceu o câncer, mas teve que passar por cinco cirurgias no joelho e usar próteses. Tudo isso afastou a atleta do esporte por cerca de 6 anos. Além do afastamento que deixou a jovem arrasada, ela também sentiu um grande angústia pela forma que era tratada.

“As pessoas começaram a me tratar como se fosse um bebê. Me tratavam como se eu fosse café com leite”, desabafou. Cansada de viver daquela forma e apaixonada por esportes, a jovem decidiu estudar fora do Estado. Seguiu para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde estudou Jornalismo.

“Ninguém à minha volta pensava em me colocar no esporte para pessoas com deficiência, por falta de informação. Então, foi aí que pensei em fazer jornalismo com o intuito de falar sobre esporte e fazer parte dele de alguma forma”.

Essa mudança trouxe resultados maravilhosos para a vida da jovem. Com um 1 metro e 76, e cheia de energia, ela foi convidada para jogar vôlei sentado em uma modalidade específica para pessoas com deficiência física ou relacionada à locomoção.

“Isso me fez me sentir em casa de novo. A partir dali as coisas fluíram muito rápido. Em menos de um ano fui chamada para Seleção de Vôlei Sentado Feminino”.

O técnico da seleção enxergou um grande potencial em Luiza. Por conta disso, ela mudou para Goiânia para treinar e se preparar para as Olimpíadas. Hoje, a moça ‘café com leite’ de Venda Nova do Imigrante foi convocada para a maior competição de esportes do mundo.

Veja também

45_donald_trump-1024x1024 White House

Congresso dos EUA Realiza Contagem de Votos e Certificação da Vitória de Trump nas Eleições de 2024

dengue no verao

Entenda porque os casos de dengue aumentam no verão

azeiteria

Azeiteria é a nova atração do Parque Olivas de Gramado

semana estadual do campo

ES terá Semana Estadual do Campo Limpo

vinho de gramado

Museu do Vinho de Gramado promete um mergulho no mundo da bebida milenar

cultura italiana araguaya

Tradição italiana centenária é preservada e valorizada em Araguaya, Marechal Floriano

comunidade são sebastiao

Comunidade de São Sebastião celebra 100 anos com festa em Domingos Martins

Nossa Bolsa 25 governo

Governo do Estado abre inscrições para o Nossa Bolsa 2025