NOSSO DIREITO

Nosso Direito

O Direito fundamental á vida na pandemia de covid-19: uma crise sanitária que interfere na atuação do Instituto Nacional do Seguro Social

Publicado em 31/03/2021 às 16:42

Compartilhe

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da saúde classificou o surto de COVID-19 como Pandemia, ao passo que os reflexos desta crise-mundial ainda são percebidos por toda a sociedade, inclusive, na seara jurídica vez que o Direito fundamental à Vida foi posto em constante prova.

Querido Leitor, o direito constitucional à vida se encontra expresso no caput do Art.5º da Constituição Federal de 1988, sendo o mais elementar dos direitos fundamentais, haja vista que sem o antedito, nenhum outro direito pode ser usufruído e sequer cogitado.

Em razão disso, do ponto de vista infraconstitucional, o direito à vida se faz assegurado através da proteção da vida intrauterina e, em regra geral, com a proibição da prática do aborto. Ademais, também se faz intrinsecamente ligado ao início da personalidade civil, isto é, quando o indivíduo se tonar apto a adquirir direitos e obrigações.

Logo, o direito à vida é um bem jurídico importante, desdobrando-se no direito do indivíduo de continuar e permanecer vivo, tendo aquele uma vida digna, em que possa obter e, concomitantemente, o Estado lhe assegurar o acesso à bens e benefícios sociais, principalmente, num momento de enfermidade ou fúnebre.

O Legislador constituinte foi claro ao expressar no art. 201 da CRFB/88 que a Previdência Social atenderá a cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada, entretanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), transparece, cada vez mais, em tempos de Covid-19, não cumprir inteiramente essa missão. Explica-se.

Em virtude da Pandemia, as Agências do INSS permaneceram ao longo de 2020 completamente fechadas, impedindo a realização de periciais médicas presenciais, propiciando, consequentemente, morosidade no atendimento ao Segurado.

Segundo, o Instituo Brasileiro Direito Previdenciário (IBDP), foram indeferidos 2.264.394 (dois milhões e duzentos e sessenta e quatro mil e trezentos e noventa e quatro) requerimentos de concessão de benefício auxílio doença, sendo grande parte analisado por meio de envio de laudos ou prontuários médicos.

Em 2021, a situação não tem sido diferente, principalmente, nas cidades do Interior do estado do Espírito Santo, dada a insuficiência de servidores, para analisar os requerimentos administrativos formulados, ou mesmo, de médicos peritos do INSS para realizar o exame pericial.

Por sua vez, o crescimento exponencial da Covid-19, interfere diretamente na vida do Segurado, principalmente, em virtude do desemprego. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem no Brasil 13,9 milhões de desempregados.

A Previdência Social possui caráter contributivo, ou seja, o indivíduo que não aufere renda, em virtude do desemprego, inevitavelmente, não contribuirá e/ou deixará de verter contribuições. A pandemia de Covid-19 somente acentuou tais situações.

Diante dessa crise sanitária, querido leitor, o direito à vida, em todos os seus aspectos, clama por socorro, clama por proteção, clama por medidas efetivas de isolamento, clama por uma dose de vacina.

Veja também

webnário

Webinário discute importância da ética e do cuidado integral na farmacologia para idosos

festa do vinho e uva

Festa do Vinho e da Uva agita Santa Teresa

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

Últimos artigos de Nosso Direito

Registro Civil de Pessoas Naturais: em que ele está presente no dia a dia

Normas tributárias em vigor equivalem a um livro de 166 milhões de páginas

Inventário: preservando o legado e organizando o patrimônio

Assédio moral no ambiente de trabalho: como identificar e como a lei trabalhista se posiciona

Defensoria Pública, inventário: um atendimento que virou três