Probióticos reforçam sistema imunológico contra Covid-19

Publicado em 27/03/2021 às 13:22

Compartilhe

A alimentação merece uma atenção especial em tempos de pandemia. A escolha correta dos alimentos pode auxiliar na manutenção e recuperação da saúde. Uma das tendências que vem ganhando cada vez mais força é a introdução de probióticos na dieta alimentar. “Eles são capazes de interagir com nossa microbiota intestinal e possuem diversos benefícios, inclusive podem reforçar o sistema imunológico, fazendo assim aumentar a imunidade para combater o vírus da Covid-19”, afirma Samantha Marinho, nutricionista da Sapore, maior empresa de origem nacional especializada em alimentação para os segmentos corporativo, saúde, educação, eventos, varejo e restaurantes virtuais (delivery).

De acordo com a profissional, um estudo recente que diz que os probióticos podem aprisionar o vírus na infecção respiratória, bem como inibir a ligação do vírus ao receptor da célula hospedeira. “Estudos em humanos mostraram que os probióticos protegem em mais de 50% contra resfriados comuns e gripe”. Samantha explica que essas bactérias benéficas podem ser encontradas em produtos como iogurte natural, leites fermentados e o famoso kefir, que contém as bactérias e leveduras benéficas vivas.

A nutricionista dá dicas de como produzir e utilizar o probiótico em casa. “O kefir pode ser encontrado facilmente por doação em sua cidade, nas redes sociais é possível achar diversos grupos de compartilhamento do alimento. Caso você não consiga uma doação, ele pode ser adquirido em sites especializados”, diz Samantha.

Como preparar o kefir:

Você vai precisar de:

  • 1 pote de vidro,
  • 1 colher de plástico ou de madeira
  • 1 pano limpo ou papel toalha
  • 1 elástico
  • 1 colher de sopa de grãos de kefir de leite
  • 500 ml de leite integral de vaca, cabra ou búfalo
  •  

Modo de preparo:

Esterilize o vidro e a colher com água quente. Adicione os grãos dentro do pote de vidro, adicione o leite e tampe com o pano e o elástico. Leve para fermentar em temperatura ambiente e em lugar escuro e fechado por 24 horas. Depois de se passar 24 horas, é só coar o leite fermentado, os grãos que ficaram na peneira devem voltar ao vidro, mas antes você deverá lavar e esterilizar. Tampe e faça uma nova fermentação. Importante, a peneira não pode ser de metal. Passa o leite fermentado para uma jarra ou garrafa. Leve à geladeira, espere resfriar e pronto, seu kefir já pode ser servido. Se preferir, bata com frutas, mel, aveia ou outra mistura a seu gosto. Com o Kefir você consegue fazer várias preparações como queijos, pudins, frozen, guacamole, bolos entre outros.

Veja também

prefeitura DM

Domingos Martins conquista ouro em programa que avalia transparência pública

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 15.21.32_50ce5226

O tempo segue instável e sem chuva em todo o Espirito Santo na quarta-feira (27)

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 11.35.29_451bd72f

Técnica de enfermagem interrompe viagem e ajuda a salvar motorista acidentada

CAPA

Atrações de Natal terão até neve artificial em Domingos Martins

20231102_134202

População da Amazônia Legal receberá 22 mil títulos de propriedades

destaque_cop29

Acordo de financiamento climático da COP29 é considerado insuficiente por ambientalistas

WhatsApp Image 2024-11-25 at 16.12.50-1

Delegação capixaba pronta para brilhar na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

WhatsApp Image 2024-11-25 at 09.27.59

Hemoes celebra 25 anos com homenagem aos doadores no Dia Nacional do Doador de Sangue