Iniciou a aplicação do larvicida para acabar com os borrachudos em Marechal Floriano
Publicado em 04/02/2021 às 12:18
Os mosquitos ‘simulium sp’ conhecidos de forma comum como ‘borrachudos’ estão sendo combatidos por agentes da Prefeitura de Marechal Floriano com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, através do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e o apoio de proprietários rurais e demais trabalhadores.
Ontem uma equipe da sede de Marechal Floriano, Araguaya, Santa Maria, Soído de Baixo, Bom Jesus, Costa Pereira e outras localidades banhadas pelo Braço Sul do Rio Jucu e mananciais diversos que nele deságuam, aplicaram o larvicida pela primeira vez diretamente nas águas para combater o borrachudo.
De acordo um dos responsáveis pela campanha de combate ao mosquito, Ilmar Tongo, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a colaboração mútua dos moradores do interior e sede, além dos servidores da municipalidade, determinará o sucesso da campanha do extermínio do borrachudo em todo o município.
“Entidades como o Incaper estão nos apoiando com o trabalho de aplicação do antídoto que deverá iniciar em três quartas-feiras, ou seja, de oito em oito dias, passando para 30 em 30 dias, seguido de 90 em 90 dias”, explica Ilmar, ressaltando que o processo é lento, mas viável.
Ilmar comenta que para exterminar os borrachudos é usado o “Vectobac” durante todo o trabalho denominado como a Campanha de Controle Biológico do Borrachudo. “Esse produto é testado e aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e já foi usado em vários países com absoluto sucesso”, conclui Ilmar.