Festa da Polenta de Venda Nova inaugura escultura em homenagem ao seu fundador
Publicado em 14/09/2020 às 17:16
A Associação Festa da Polenta (Afepol), de Venda Nova do Imigrante, homenageou seu idealizador, padre Cleto Caliman, com uma estátua, durante uma transmissão ao vivo da TV Festa da Polenta, na noite do último sábado (12).
Três irmãos do Padre Cleto estiveram presentes acompanhados de seus cônjuges: Clementino Calinam; Cacilda Caliman Lorenção e Máximo Lorenção; Enedina Caliman Brioschi e Plínio Brioschi. Sobrinhos e amigos do “pai” da Festa da Polenta e demais convidados também participaram do momento.
Emocionada, Cacilda Caliman, popularmente conhecida como “tia Cacilda” lembrou da importância do trabalho de seu irmão para Venda Nova do Imigrante. “Estou aqui com uma felicidade grande, na frente da escultura do meu irmão, padre Cleto, que foi uma pessoa muito importante na vida de qualquer pessoa de Venda Nova e de fora também. A Festa da Polenta foi a realização mais importante que ele fez para Venda Nova, que vemos esse trabalho maravilhoso do voluntariado”, disse.
Cacilda agradeceu a homenagem e lembrou de um dos dizeres mais conhecidos do irmão. “Eu agradeço a Deus por tudo que esse irmão fez. Eu tenho certeza que ele está lá no céu abençoando todo mundo aqui de Venda Nova. Como ele dizia: ‘Deus é pai, Nossa Senhora é mãe, o resto é o resto!’ Ele é o nosso querido!”. Logo após, a imagem do fundador da Festa da Polenta recebeu a benção do padre Rogério Guimarães.
O presidente da Afepol, Paulo Mazzoco, afirmou que o trabalho do fundador da Festa da Polenta deve ser sempre lembrado. “O maior legado que o padre Cleto nos deixou foram os voluntários. Obrigado por essa lição e esse ensinamento. É um momento ímpar para a Afepol, nesse dia que apresentamos essa estátua produzida pelo artista plástico Gildo Alfaia. A estátua é uma representação. O trabalho do padre Cleto deve ser rememorado, e a Afepol é a casa dele para sempre, amém!” exaltou Mazzoco, que também explicou sobre os projetos em andamento que envolve toda a engrenagem da Festa da Polenta.
A transmissão ainda contou com a tradicional cantarola italiana e com homenagens ao homem do campo. Para assistir à programação online completa, clique aqui!