Eventos culturais de Marechal Floriano são cancelados como medida sanitária
Publicado em 21/08/2020 às 11:26
O novo coronavírus que desencadeou uma pandemia em escala planetária e colocou em risco os sistemas de saúde de todos os países, segue impondo restrições em toda parte. Todos os setores da sociedade foram impactados, alguns de forma radical, como o turismo e a cultura.
No Espírito Santo não é diferente e o registro é de retração radical nas atividades culturais. Cancelamentos de eventos tradicionais em todas as regiões do Estado marcam o calendário cultural de 2020.
Em Marechal Floriano, um dos eventos de maior destaque no Espírito Santo, a Italemanha, também não acontece este ano, como medida de segurança sanitária. A decisão de cancelar o Festival Ítalo-Germânico (Italemanha), também se estende a outro evento tradicional do município: o Encontro da Cultura Italiana, que é realizado anualmente no distrito de Araguaia, e é um dos mais expressivos eventos capixabas que celebram a memória e influências da imigração italiana.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano lembrou que “a pandemia do novo coronavírus se espalhou pelo mundo e nos colocou em uma situação incomum: o isolamento social. Seguir a recomendação de ficar em casa se puder é fundamental para conter o avanço da Covid-19 em nosso país tanto quanto manter a higiene das mãos”, acrescentando que “o objetivo de suspender as festividades é reduzir o contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus no município”.
Tanto Italemanha, como o Encontro de Cultura Italiana, aponta a assessoria, estão no contexto similar em que “outras festividades tradicionais foram canceladas em todo o Estado, como uma medida de segurança e seguindo as orientações do Ministério da Saúde que recomenda a redução do contato para reduzir as chances de transmissão do vírus”.
ITALEMANHA – O Festival Ítalo-Germânico, a popular festa Italemanha, celebra a cultura e as tradições dos colonizadores e imigrantes alemães e italianos, com desfiles e bandas tradicionais da região. A festa geralmente acontece no inverno e sempre conta com grandes atrações nacionais e com diversas apresentações culturais, além das comidas e danças típicas. O Evento é realizado na sede e reúne milhares de pessoas ao longo dos dias de atividades, especialmente nos grandes shows nacionais.