Programa de equoterapia deverá atender municípios do sul do Estado
Publicado em 17/08/2020 às 11:47
O sul do Estado ganhará uma opção em equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, uma terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Isso foi possível devido a uma parceria com o Sicoob Sul Litorâneo e o Clube do Cavalo, em Alfredo Chaves.
“Pessoas que necessitam da equoterapia precisavam se deslocar para Viana ou Serra, mas agora oferecemos a terapia aqui em Alfredo Chaves para todos que precisam. Isso fará toda a diferença na vida de muitos”, disse o presidente em exercício do Clube do Cavalo Marcos Aranda.
A equoterapia serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.
O Clube do Cavalo é uma entidade sem fins lucrativos existente há mais de 26 anos, e hoje possui 25 cavalos tratados diariamente. O projeto existe desde 2011, mas, ganhou ênfase no início de 2020 pela nova diretoria.
Serão disponibilizados os cavalos para o tratamento três vezes por semana com o acompanhamento de fisioterapeutas e enfermeiros, que já foram preparados para atender a todos que precisam da equoterapia. O Clube do Cavalo fica na Avenida Egisto Benincá, nº1, Portal do Imigrante, em Alfredo Chaves.