Prefeitura orienta moradores de Marechal Floriano a procurarem atendimento médico a qualquer sinal de gripe
Publicado em 30/07/2020 às 11:43
“Procure o sistema de saúde pública a partir de qualquer sinal de estado gripal”. É com essa orientação que Marechal Floriano e seu sistema de atendimento à saúde atuam frente à pandemia da Covid-19.
Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, “no início da pandemia no Brasil, havia a orientação do Ministério da Saúde para que o paciente procurasse algum serviço de saúde quando apresentasse falta de ar. Entretanto, com seis meses da doença circulando no Brasil e considerando o conhecimento que já temos dela nesse período, o Ministério da Saúde mudou essa recomendação”.
A atual recomendação – prossegue a Assessoria de Comunicação – é que o paciente procure o serviço de saúde ao apresentar qualquer sintoma característico de síndrome gripal. Essa mudança objetiva identificar precocemente o eventual agravamento dos sintomas.
Para responder essa demanda, a Secretaria de Saúde de Marechal Floriano conta com uma equipe de profissionais de saúde para fazer o monitoramento dos pacientes.
“No momento, contamos com uma equipe composta por 13 profissionais, de várias categorias, que entram em contato com os pacientes notificados para acompanhar sua evolução, orientar sobre os sinais e sintomas de agravamento e encaminhar para uma reavaliação médica quando essa situação ocorrer. Além de acompanhar os pacientes suspeitos e confirmados, essa equipe também realiza a busca ativa de familiares que apresentam sintomas gripais, para que esses também sejam acompanhados precocemente”, relatou a assessoria de comunicação da Prefeitura,
Quando o paciente é identificado precocemente, as possibilidades de intervenções aumentam. Não existe até o momento um tratamento específico que previne ou que cure a Covid-19, mas existem tratamentos que podem ajudar no alívio dos sintomas da doença. Por isso, é importante que o paciente seja avaliado por um médico e, consequentemente, que ele seja monitorado.
A recomendação de permanecer em isolamento domiciliar na ocorrência de sintomas gripais continua, pois somente com essa medida será possível romper a cadeia de transmissão do vírus que causa a Covid-19.