Após quatro anos de promessas, construção de canil ainda está em análise
Publicado em 17/07/2020 às 23:32
Cansados de esperar por uma ação concreta da Prefeitura de Domingos Martins, que há quatro anos promete a construção de um canil no município, a Associação Martinense dos Animais de Rua (AMAR) divulgou uma nota de repúdio contra a administração municipal, que ainda não tem data para iniciar as obras do tão sonhado abrigo para animais de rua.
“Durante toda a gestão da atual administração pública, a associação tentou por inúmeras vezes o diálogo, várias reuniões foram agendadas com o vice-prefeito, com secretários, e com demais autoridades públicas, no entanto, nada saiu do papel, para algo mais concreto. O prefeito sequer compareceu, deixando claro o desinteresse em resolver o problema dos animais abandonados no município”, relatou Lorraine Lampier, uma das voluntárias da AMAR.
De acordo com a entidade, o atual canil municipal “encontra-se em péssimas condições, totalmente insalubre, não sendo adequado para os animais e muito menos para seus funcionários”, destacou um trecho da nota de repúdio.
Lorraine ainda destacou que em 2016 foi feita uma denúncia ao Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), relatando as condições em que se encontrava o canil municipal, na época. Na ocasião, foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que a Prefeitura se comprometesse a resolver o problema.
Entretanto, o TAC venceu no dia 17 de outubro do último ano. Segundo Lorraine, a Prefeitura solicitou mais prazo para cumprir o que foi determinado. “Com o objetivo de obter respostas a respeito das obras, uma notificação extrajudicial foi encaminhada pela AMAR à Prefeitura, e a mesma resposta nos foi dada: que o projeto arquitetônico estava em fase final de elaboração e adequação”, relatou a representante da entidade, que cuida voluntariamente dos animais de rua.
Ela ainda reforçou que a AMAR doou um projeto arquitetônico com aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo, com as devidas instalações necessárias. “Além disso, o município já possui a autorização da União para a construção do canil no terreno a ela pertencente e cedido à Prefeitura. Todos os anos novos projetos são elaborados e nunca saí do papel. É impressionante como eles vão enrolando”, lamentou.
A reportagem do Portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a Prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, fazendo vários questionamentos em busca de respostas sobre o assunto. Entretanto, a assessoria enviou a seguinte resposta: “a Prefeitura informa que o projeto em questão está em análise”. A assessoria ainda complementou, ao ser questionada, que “as perguntas não seriam respondidas no momento”.