Domingos Martins é o segundo município do Estado que menos testa pacientes com coronavírus

Publicado em 16/06/2020 às 16:57

Compartilhe

Até ontem (15), Domingos Martins possuía 171 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). É o 17º município com mais casos no Estado. Entretanto, é o segundo que menos realiza exames laboratoriais para confirmar se os pacientes estão com a doença.

Além da realização de exames laboratoriais para confirmar se a pessoa está com Covid-19, a outra forma permitida é por meio de avaliação clínica epidemiológica, que é a constatação da doença de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente. Enquanto a média estadual é de 3,51% do total dos casos que foram identificados por diagnóstico clínico, em Domingos Martins esse percentual é de 38,01%.

Dos 171 casos de Covid-19, 65 pacientes foram diagnosticados por meio de análise médica dos sintomas. Apenas o município de Boa Esperança, que possui um total de 82 casos, fica à frente de Domingos Martins, com 41,46% (34 casos) dos pacientes diagnosticados sem ser por exame laboratorial.

Até ontem, em todo o Espírito Santo haviam 26.138 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 880 foram confirmados por exames clínicos. Os 65 diagnósticos clínicos de Domingos Martins representam 7,5% do total dos casos em todo o Estado que foram confirmadospor análise médica dos sintomas.

Em Cariacica, que possuía 3.287 casos de Covid-19, apenas 1,27%, ou 42 casos – abaixo de Domingos Martins -, foram diagnosticados por exames clínicos. Em alguns municípios, como Afonso Cláudio, que possuía até ontem 130 casos, 100% dos diagnósticos foram feitos por exames laboratoriais.

Até ontem, 128 pessoas haviam sido curadas no município de Domingos Martins, 33 estavam em isolamento domiciliar, uma estava hospitalizada e três moradores morreram ao contrair a Covid-19. Todos esses dados estão disponíveis no Painel Covid-19, atualizado diariamente com dados da doença em todo o Estado.

Prefeitura não responde motivos da falta de exames laboratoriais

A reportagem procurou a Prefeitura de Domingos Martins, por meio da assessoria de Imprensa. Em nota, a assessoria não explicou os motivos da não realização de exames laboratoriais para confirmar os casos de Covid-19 no município.

A nota enviada pela assessoria diz: “A Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que segue todos os protocolos de atendimento e combate ao Covid-19 instituídos pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Os profissionais de saúde são treinados e capacitados para atuar no combate a doença. Os pacientes que testaram positivo para o coronavírus são monitorados diariamente. A Secretaria informa ainda emite boletins diários para que toda a população possa se informar sobre a situação da doença no município”.

O Portal Montanhas Capixabas perguntou à assessoria quantos são os profissionais que realizam as coletas dos exames, em quais unidades de saúde são feitas as coletas, e quais critérios são usados para a não realização de exames laboratoriais. Entretanto, a informação é de que a Prefeitura iria se pronunciar apenas com a nota destacada, na íntegra, acima.

Governo estadual garante que não faltam testes aos municípios

A reportagem do Portal Montanhas Capixabas questionou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)se há falta de kits para a realização de exames laboratoriais no Estado. Entretanto, a resposta foi de que todos os testes enviados pelos municípios são diagnosticados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-ES), e que não há falta de kits para a coleta dos exames.

Por meio da assessoria de imprensa, a Sesa esclareceu que, a partir do estabelecimento de transmissão comunitária no Espírito Santo, os critérios para realização de exames em suspeitos de Covid-19 obedecem a padrões definidos pelas portarias do Ministério da Saúde e adotadas no Estado.

“De acordo com a Nota Técnica COVID-19 N° 29/2020 – Gerência de Vigilância em Saúde (GEVS)/SESA/ES (https://bit.ly/3dVqQEg), deverão ser coletados amostras de swab orofaringe e nasofaringe nos pacientes que apresentarem as seguintes situações:Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); pessoas com sinais/sintomas respiratórios com ou sem febre que fizerem parte do seguinte grupo: hospitalizados; trabalhadores da saúde; profissionais das forças de segurança; pessoas acima de 60 anos, portadores das comorbidades; idosos em instituições de longa permanência”.

A Sesa também informou que serão coletadas amostras dos casos suspeitos com febre aferida: pessoas entre 45 e 59 anos, portadores de comorbidades; grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal); população indígena aldeada; pessoas privadas de liberdade.

Veja também

Inclusao-Digital

Marechal Floriano inaugura Ponto de Inclusão Digital para acesso ao judiciário

noite-alema-1

Noite Alemã em Marechal Floriano terá gastronomia e encontro nacional de grupos de danças

Festa-do-Morango

Um banquete de sabores com morangos nas montanhas

200-celulares

Mais de 200 celulares são recuperados na primeira etapa do Projeto Recupera

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês