Equipe da Secretaria de Saúde vai às ruas de Marechal Floriano falar sobre coronavírus
Publicado em 10/06/2020 às 13:40
“O que você precisa saber e fazer”. A frase é dita com propriedade por um grupo de servidoras da Secretaria Municipal de Saúde que realiza nas principais vias públicas de Marechal Floriano, nesta quarta-feira (10), para explanação de como se proteger do coronavírus, a pandemia denominada também como Covid-19.
Moradores de outras vias públicas como a Praça José Henrique Pereira, Rua Sant’Ana, Praça Santa Rita e Avenida Presidente Kennedy, próximos das suas residências ou comércios com direito às portas abertas, receberam panfletos determinando os perigos de como contrair a doença.
As principais explicações de como o Corona vírus é transmitido se encontram em um panfleto que é distribuído pelo grupo da Secretaria Municipal de Saúde á população e ainda, quais os sintomas principais. Além disso o panfleto explica como as pessoas devem se proteger da doença, lavando sempre as mãos com sabão ou higienização com álcool em gel 70%.
As pessoas devem também, segundo as explicações dos servidores da Saúde, cobrir o nariz e boca com lenço ou o braço e não com as mãos, evitar o toque nos olhos, nariz e boca se as mãos não estiverem bem lavadas. Outros pormenores são: manter distâncias mínimas de dois metros, evitar abraços, beijos e apertos de mão, higienizar o celular, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar as aglomerações.
A transmissão da doença ocorre por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, toque e aperto de mão, catarro e objetos ou superfícies contaminadas e os sintomas mais comuns são febre e tosse ou dificuldade de respiração. As orientações são da médica Gláucia Maria Coelho Gomes e as dúvidas sanadas pela mesma pessoa, que acompanha o grupo da Secretaria Municipal de Saúde.