Espírito Santo passa a ter 36 municípios em Alto Risco para o contágio ao coronavírus
Publicado em 05/06/2020 às 21:11
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou o novo mapa de risco para o coronavírus. A partir de segunda-feira (08), 36 municípios do Estado passam a constar como Alto Risco de contágio ao coronavírus, e passam a ter regras mais duras para evitar a infecção.
Na última semana, 12 municípios estavam classificados com Alto Risco. No novo mapa apresentado pelo governador, no final da tarde desta sexta-feira (05), 42 municípios estão no nível de Risco Moderado. Nenhum município capixaba se manteve na classificação de Baixo Risco.
O mapa com o nome de todos os municípios será divulgado ainda na noite de hoje, após a compilação dos dados referentes ao aumento de casos de Covid-19 no dia de hoje.
Durante a sua fala, transmitida pela internet, o governador apelou para que a população mantenha o distanciamento social. Casagrande informou, ainda, que o governo do Estado está ampliando, a cada semana, o número de leitos destinados a pacientes com Covid-19.
“É preciso abrirmos mão do lazer, temos que ficar em casa. Se as pessoas não colaborarem, teremos regras mais rígidas e o comércio terá que ser fechado. Todos precisam fazer a sua parte no combate a essa doença”, reforçou Casagrande.
O governador ainda explicou que se algum município chegar ao Risco Extremo pode ser necessário o fechamento total das atividades econômicas, mas isso irá ocorrer apenas se o Estado chegar a 91% de ocupação dos leitos de UTI. Hoje, esse percentual está em aproximadamente 83%. Hoje o Estado tem 582 leitos de UTI. A expectativa é de que mais 100 sejam abertos na próxima semana.