Gastronomia
Panna cotta de milho verde
Publicado em 02/06/2020 às 20:09
Estes tempos de pandemia e confinamento tem que ser aproveitados da melhor maneira possível, já que é recomendado e da maior importância não sair de casa. Eu tenho pesquisado receitas e, consequentemente, tenho preparado algumas e compartilhado, via “quentinhas”, com minha família e amigos vizinhos de Domingos Martins, ES.
Uma delas foi esta panna cotta (creme cozido, na tradução para o português), uma sobremesa típica italiana, onde eu utilizei para saborizá-la um produto bastante consumido em nosso país, o milho verde. O milho (mais, em italiano) também é bastante usado lá na Itália, haja vista a famosa e saborosa “polenta”, originária de lá!
A receita é a seguinte: bata no liquidificador o milho em conserva de duas latinhas com 2 copos de água fria. Coe numa peneira e reserve o líquido (a polpa aproveitei para fazer panquecas no café da manhã seguinte!).
Cozinhe um litro de leite integral adoçado com 3 colheres de sopa de açúcar junto com 2 caixinhas de creme de leite até sentir que o açúcar foi totalmente incorporado. Adicione o líquido obtido do milho liquidificado.
Quando abrir fervura apague o fogo e adicione o conteúdo de 1 ½ pacotinhos de gelatina sem cor e sem sabor dissolvida em 3 colheres de sopa de água fria, aquecidas no micro ondas por 15 segundos (isso mesmo, 15 SEGUNDOS!!!). Homogenize bem e despeje a mistura em ramequins, se desejar porções individuais, ou numa assadeira de vidro ou louça, se quiser uma versão “família”. Leve à geladeira e deixe no mínimo por 12 horas para firmar.
Quando for servir polvilhe canela em pó a gosto e decore com umas folhas de hortelã e uns bastões de canela em pau. Buon appetito!