Farmácia Cidadã Estadual amplia prazo de validade dos documentos

Publicado em 27/05/2020 às 14:16

Compartilhe

A Secretaria da Saúde (Sesa) publicou, no último sábado (23), no Diário Oficial do Espírito Santo, a Portaria de Nº 095-R, de 23 de maio de 2020, que amplia o prazo de vencimento das documentações para a retirada de medicamentos nas Farmácias Cidadãs Estaduais.

De acordo com a gerente da Assistência Farmacêutica, Gabrieli Freitas, a medida visa a garantir segurança ao usuário diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Sabemos da necessidade de manter o isolamento social e diminuir a circulação de pessoas, e, diante disso, estamos ampliando o tempo de validade das documentações que já estavam no processo para a dispensação do medicamento”, informou Gabrieli Freitas.

Os tratamentos cuja autorização de procedimentos ambulatoriais (APAC) terminem até agosto de 2020 poderão ser renovados automaticamente, em caráter excepcional, sem a apresentação de Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento (LME) e prescrição médica, por período adicional de três meses, para aqueles que não tiveram quaisquer mudanças nos medicamentos.

A determinação é vigente para as 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais. Para ter acesso à Portaria, clique aqui.

Atendimentos Farmácias Cidadãs Estaduais durante a Covid-19

As 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia e Guaçuí) seguem com as medidas especiais, visando à segurança do usuário e do trabalhador diante da pandemia do novo Coronavírus.

As retiradas de medicamentos são realizadas de acordo com o horário de agendamento e, caso haja a necessidade de abertura de novo processo, o usuário poderá se dirigir à unidade de referência do município.

Entre as medidas estão:

– Os medicamentos poderão ser retirados por um procurador (poderão ser indicados até três procuradores por paciente). Essa procuração não precisa ser registrada em cartório e pode ser encontrada no site da Farmácia Cidadã Estadual. É importante que cada usuário leve sua caneta para assinar documentos no local;

– Para evitar aglomerações, a gerência orienta que os usuários cheguem minutos antes do horário marcado para o atendimento, já que os dias e horários são agendados com antecedência. A medida visa a reduzir o número de pessoas aglomeradas aguardando atendimento;

– A gerência orienta também que todas as pessoas que chegarem às Farmácias Cidadãs façam uso de máscaras e lavem as mãos com água e sabão, ou fazer a higienização com álcool gel 70%. Também é importante que, ao tossir ou espirrar dentro das dependências das Farmácias, as pessoas cubram o nariz e a boca com um lenço descartável ou com o braço e não com as mãos.

Para ter acesso aos cuidados e mais informações, clique aqui.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido