Covid-19: Indústria capixaba garante produção de respiradores com peças nacionais

Publicado em 08/05/2020 às 18:05

Compartilhe

Uma indústria capixaba está se destacando por ser a única no Brasil a utilizar apenas peças nacionais na produção de ventiladores pulmonares, popularmente conhecidos como respiradores, equipamentos essenciais usados no tratamento na Covid-19. Há 31 anos no mercado, a indústria está localizada em Vitória. A montagem dos aparelhos é artesanal e segue a tecnologia desenvolvida pelo médico anestesista, Humberto Ribeiro do Val.

Covid 19 Indústria capixaba garante produção de respiradores com peças nacionaisCom a pandemia do novo coronavírus, a produção saltou de 40 para 200 unidades produzidas por mês. A indústria irá atender à Secretaria Estadual de Saúde, fornecendo os respiradores para hospitais públicos do Espírito Santo. A produção está garantida, pois os materiais utilizados são nacionais. Caso houvesse necessidade de peças importados, a fabricação das máquinas ficaria comprometida, devido à carência de matéria-prima no mercado internacional.

Eduardo do Val, filho do médico que desenvolveu o aparelho, disse que foi fechada uma parceria com uma empresa de São Paulo, o que vai possibilitar aumentar a produção em 2 mil unidades/mês. “A nossa capacidade máxima gira em torno de 200 respiradores. Só que a demanda do Brasil é de 15 mil unidades ou mais. Essa estrutura que nós temos não é capaz de suprir a demanda da sociedade brasileira. Assim, firmamos uma parceria em que vamos transferir nossa tecnologia para eles, em São Paulo, dando amplitude aos equipamentos que nós desenvolvemos”, explica Eduardo. 

Covid 19 Indústria capixaba garante produção de respiradores com peças nacionais.jpgO rápido aumento da demanda dos hospitais fez com que ventiladores mecânicos desaparecessem do mercado e a pequena linha de produção do médico Humberto do Val se tornou uma luz no fim do túnel para os hospitais no combate à Covid-19.

Covid 19 Indústria capixaba garante produção de respiradores com peças nacionais.jpg 2“Como a tecnologia deste equipamento é totalmente brasileira e na sua composição utiliza peças que a indústria nacional faz, então essa tecnologia dá a oportunidade de produção de ventiladores em um momento que as demais indústrias que utilizam insumos internacionais não estão conseguindo importar esse material, impossibilitando a produção em larga escala”, afirma Eduardo do Val.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido