Doze dos 40 casos de coronavírus no Estado estão curados
Publicado em 24/03/2020 às 23:32
Dos 40 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, 12 já foram curados. Outras 25 pessoas que contraíram a doença estão em isolamento residencial e duas estão internadas. No Brasil, já morreram 46 pessoas, sendo 40 em São Paulo e seis no Rio de Janeiro.
No Espírito Santo, um dos 40 pacientes com a doença é um morador do estado do Rio de Janeiro que tem empresa em solo capixaba e buscou o serviço de saúde local. A confirmação desse paciente já foi repassada ao seu estado de origem pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria da Saúde (Sesa).
Ao todo, no Espírito Santo foram notificados 1.267 casos, sendo 945 considerados suspeitos, 283 descartados e 40 confirmados. Vila Velha possui 17 confirmações, Vitória tem 15 pessoas com a doença, um morador da Serra também foi infectado, um de Santa Teresa, um de Cachoeiro de Itapemirim, um de Cariacica e três de Linhares.
Em todo o Brasil, subiu para 2.201 o número de casos confirmados de coronavírus nesta terça-feira, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (24).
Atualmente, todos os estados do país registram casos da doença, mas nem todas as regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. A região norte, por exemplo, tem 3,7% do total de casos do Brasil. Na outra ponta, a região Sudeste representa o maior percentual, na ordem de 58,1%.
Para garantir um esforço coletivo de todos os brasileiros para reduzir a velocidade de transmissão do coronavírus, na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária da Covid-19 em todo o país. Assim, a medida é uma estratégia para que todo o Brasil se una contra o vírus.
Em termos práticos, a declaração é um comando do Ministério da Saúde para que todos os gestores nacionais adotem medidas para promover o distanciamento social e evitar aglomerações, conhecidas como medidas não farmacológicas, ou seja, que não envolvem o uso de medicamentos ou vacinas.