Notícia de que Domingos Martins estaria de quarentena por conta do coronavírus é falsa
Publicado em 07/03/2020 às 19:53
Circulou, em grupos de WhatsApp, na tarde de hoje (12), uma mensagem falsa de que o município de Domingos Martins estaria de quarentena por conta de três supostos casos confirmados de coronavírus (Covid-19).
A mensagem foi montada com base em uma matéria do portal A Gazeta, mas o link direcionava a outra reportagem do jornal, com o título: “O que as escolas do ES estão fazendo para evitar coronavírus?”.
A mensagem falsa diz: “Governador Renato Casagrande coloca Domingos Martins de quarentena após serem confirmados três casos de Covid-19, ninguém entra, ninguém sai, PRF já realizou o bloqueio da 262 saindo de Viana”.
A Prefeitura de Domingos Martins publicou uma nota sobre o assunto, esclarecendo “que não é verdadeira a publicação no Twitter atribuída à A Gazeta ES, de que o município está em quarentena após serem confirmados três casos de COVID-19 (coronavírus) e de que a BR-262 está bloqueada pela Polícia Rodoviária Federal. É notícia falsa! Domingos Martins não tem caso suspeito ou registrado da doença!”, informou a nota da Prefeitura.
O jornal A Gazeta também publicou uma nota, afirmando que a notícia é falsa. “Circula uma montagem de um tuíte atribuído ao nosso perfil que diz que Domingos Martins está isolado após casos de coronavírus. É falso e A Gazeta nunca publicou isso. Até 16h desta quinta-feira (12), o Espírito Santo tem um caso confirmado de uma moradora de Vila Velha”, informou A Gazeta.
Equipe de saúde de Domingos Martins será preparada sobre o coronavírus
Profissionais de saúde da rede municipal de Domingos Martins e do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG) se reunirão, nesta sexta-feira (13), às 8h, no auditório da Secretaria de Saúde, para alinhamento e definição de estratégias de enfrentamento do coronavírus. Mesmo não tendo nenhum caso suspeito ou registrado no município, o trabalho terá o foco na prevenção e na preparação da rede para o possível atendimento de casos.
“O município está atento. Sabendo da seriedade do assunto vamos repassar aos munícipes as orientações do Ministério da Saúde quanto aos cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus”, detalha o secretário de Saúde, Adimar Alves de Souza.
A Prefeitura também vai iniciar nos próximos dias uma campanha de conscientização em todas as unidades de saúde, com distribuição de material informativo e orientações, a toda a população. Na reunião prevista para amanhã, outras ações e iniciativas serão definidas junto aos profissionais de saúde.
“É importante destacar que não temos nenhum caso registrado ou suspeito no município, mas é fundamental que a população esteja informada e adote todas as medidas preventivas o quanto antes. A prevenção é sempre o melhor caminho, não só para o novo coronavírus, mas para todas as doenças respiratórias”, complementa o secretário.