Alunos conhecem a antiga estação ferroviária em Marechal Floriano e a história da ferrovia
Publicado em 21/02/2020 às 11:38
Palco de uma interminável história, fazendo parte do primeiro meio de transportes de passageiros entre as estações de Argolas, em Vila Velha e Barão de Mauá, Rio de Janeiro, o transporte ferroviário foi explicado na manhã desta sexta-feira (21) à dezenas de alunos da Escola Emílio Oscar Hulle, em Marechal Floriano.
Enfileirados, meninos e meninas deixaram por volta das 7h30 a Escola Emílio Oscar Hulle, e acompanhados de professores, seguiram pela lateral da Avenida Presidente Kennedy, até a Praça José Henrique Pereira, onde se encontra a antiga estação ferroviária, um afamado local de Marechal Floriano, onde os passageiros da cidade embarcavam nos trens nos sentidos Vitória e Rio de Janeiro.
Durante o período que permaneceram na antiga estação ferroviária, os alunos apreciaram fotografias e objetos antigos que mostram como Marechal Floriano era. Há também fotos dos primeiros descendentes alemães, italianos e portugueses que chegaram à esta cidade.
Moradores de Marechal Floriano, como o aposentado Ernani Nalesso, observou a ação dos professores e servidores da Prefeitura da cidade tecendo explicações aos alunos sobre como funcionava a antiga estação do trem, como era denominada. “Essa é uma maneira de explicar à criançada como os antepassados viviam bem em nossa cidade”, disse.
O comerciante Jonas Buss, que viu de longe a meninada em posições diversas observando a riqueza cultural, olhando para os lados desde a linha até a plataforma da antiga estação, disse que essa é uma maneira correta de os estudantes conhecerem um pouquinho do glorioso passado de Marechal Floriano. “Excelente o trabalho dos professores que deixam os alunos com mais conhecimentos sobre a nossa cidade”, disse.