Produção de frutas e hortaliças recebe atenção especial no Espírito Santo

Publicado em 24/01/2020 às 11:31

Compartilhe

A retomada de programas estaduais de produção vegetal referentes ao cultivo de frutos (fruticultura), hortaliças (olericultura) e também de madeira (silvicultura), marcou o ano de 2019 da Coordenação Técnica de Produção Vegetal do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

No âmbito da coordenação, três ações se destacaram. Uma delas foi a inclusão de dois projetos estratégicos na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Um dos projetos prevê o lançamento de uma nova variedade de olerícola voltada para a agricultura orgânica; o outro refere-se à seleção de variedades de milho e feijão.

Por falar em milho, outra ação a se destacar foi a produção e distribuição de 200 quilos de sementes do Milho Imperador, variedade lançada pelo Incaper voltada para os agricultores orgânicos do Espírito Santo. Uma das grandes características da variedade é o patamar de produtividade, que supera oito toneladas de grãos secos por hectare.

Além dessas duas ações, o ano também foi proveitoso pela retomada do Programa Estadual da Fruticultura. Foi iniciado o planejamento para 2020, com ações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural que priorizam as cadeias produtivas e promovam o aumento da produção e da qualidade das principais frutas cultivadas no Espírito Santo.

Segundo o coordenador de Produção Vegetal do Incaper, Luiz Fernando Favarato, as ações realizadas em 2019 procederam de forma positiva, sendo executadas dentro do cronograma proposto. “Em 2020, a coordenação planeja um ano cheio. Dentre as ações previstas, estão a elaboração de projetos estratégicos para manutenção dos Bancos de Germoplasma do Incaper; a elaboração e execução de projeto para produção e distribuição de sementes de milho e feijão; a elaboração de projeto para implementação e divulgação do Sistema Plantio Direto na Palha e Integração Lavoura Pecuária; além da realização das atividades de capacitação no Programa Estadual de Fruticultura”, afirmou.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido