Secretaria de Saúde realiza testes de HIV, Sífilis e Hepatite na antiga estação ferroviária em Marechal Floriano

Publicado em 13/12/2019 às 12:25

Compartilhe

O calçadão da antiga estação ferroviária, conhecido por “plataforma”, recebeu um grande quantitativo de pessoas na manhã desta sexta-feira (13). Neste local foram realizados os testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C em dezenas de moradores locais e das vizinhanças do município. O trabalho foi realizado pela equipe Estratégia Saúde de Família, da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano.

Secretaria de Saúde realiza testes de HIV Sífilis e Hepatite na antiga estação ferroviária em Marechal Floriano 2De acordo com a enfermeira Thays Soares Costa, que faz parte da equipe de nove profissionais da Secretaria de Saúde de Marechal Floriano, a ação de hoje é um alerta à população sobre a prevenção da AIDS principalmente.

“Além dos exames feitos e os resultados na hora, aconselhamos as pessoas a agirem com segurança para evitar as contaminações das infecções sexualmente transmissíveis”, disse. Este trabalho, segundo a enfermeira, é realizado sempre em 1º de dezembro, quando é comemorado como o “Dia Mundial Contra a Aids”.

“A transferência para hoje ocorreu devido o excesso de chuvas na ocasião”, disse a enfermeira Thays, informando ainda que é realizada sistematicamente à todos que procuram o atendimento, a entrega de um panfleto com orientações sobre procedimentos a serem tomados e os locais de realização de exames. “O trabalho na plataforma será estendido até as 11 horas e o informativo orientará as pessoas”, concluiu.

Secretaria de Saúde realiza testes de HIV Sífilis e Hepatite na antiga estação ferroviária em Marechal Floriano 3O agricultor Marcos Pianzoli, de São Bento de Urânia, Alfredo Chaves, foi atraído pelo movimento de pessoas na estação e ingressou na fila após tomar conhecimento do que se tratava. “Considero a prevenção das doenças como algo muito importante para a nossa vida e por isso, esse grupo de profissionais competentes me atraiu e estou satisfeito com a ação e o resultado”.

O também agricultor Darli Klippel, de Marechal Floriano, afirma que a rapidez nos resultados dos exames é algo muito animador, já que em poucos minutos você fica ciente de como está a sua saúde. “Quem ganha é o morador que momentos após a realização do exame passa a saber os resultados… excelente!”, disse.

Veja também

Festa-do-Morango

Um banquete de sabores com morangos nas montanhas

200-celulares

Mais de 200 celulares são recuperados na primeira etapa do Projeto Recupera

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva