Café de Marechal Floriano vence concurso estadual de qualidade
Publicado em 11/12/2019 às 18:45
O cafeicultor Edmar Busato, de Marechal Floriano, venceu o 15° Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade. Essa é a segunda vez que Edmar tem seu café classificado como o melhor do Estado pelo mesmo prêmio. Gabriel Khroling, também de Marechal Floriano, ficou na 3ª colocação. O segundo melhor café eleito foi de José A. D. Romão, de Castelo.
O lote campeão, entre as mais de 70 amostras inscritas, foi selecionado por um Júri de especialistas do Japão, Suíça, Indonésia e Brasil. A pontuação do melhor café alcançou os 91,31 pontos, o que mostra a qualidade do produto. Só para se ter uma comparação, um café acima dos 80 pontos já é classificado como um café especial.
Edmar ainda alcançou a pontuação máxima de 20 pontos no quesito Sustentabilidade Ambiental. O vencedor vai ter o seu rosto estampado em uma edição especial da marca de cafés especiais Realcafé Reserva, além de levar um cheque de R$ 20 mil. Em 2015, Edimar também conseguiu a primeira colocação no prêmio, além de ter ficado duas vezes na 3ª colocação.
“Sempre falo que cada ano é diferente. As decisões são tomadas de acordo com o clima e muitos outros fatores. Mas, o segredo é dedicação. É preciso colher os grãos maduros, cuidar no terreiro na hora da secagem e acompanhar todo o processo. É uma satisfação para nós, produtores, ter essa classificação”, destacou Edmar.
O secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, reforçou que os produtores do município são dedicados e a produção do café é cultural na região. “Esse ano foi difícil fazer qualidade de café, devido às condições climáticas. Mas, os produtores são dedicados e conseguiram excelentes cafés. Parabéns aos vencedores”, destacou Sérgio.
Os 10 melhores cafés
1. Edmar Busato – Marechal Floriano
2. José A. D. Romão – Castelo
3. Gabriel Khroling – Marechal Floriano
4. Luciano Pimenta – Afonso Cláudio
5. Weliton Braga – Afonso Cláudio
6. Edézio S. de Paula – Brejetuba
7. Leonora Grunewald – Itarana
8. Nério Zuccon – Brejetuba
9. Jerlis Branderburg – Itarana
10. Marcos A. Tomazini – Castelo