Idoso de 84 anos necessitando de atendimento de urgência encontra o hospital de Domingos Martins fechado
Publicado em 10/12/2019 às 14:45
Na madrugada da última quarta-feira (04), o idoso Sante Lorenzon, 84 anos, morador de São Bento de Urânia, distrito de Alfredo Chaves, sentindo fortes dores abdominais, dificuldade para respirar, queimação no peito e a perna esquerda inchada, teve que ser levado às pressas para o Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), de Domingos Martins.
Ele foi levado pelo filho Jovani Lorenzon, que ficou revoltado ao se deparar com o hospital fechado. Ele afirma ter chegado às 3h50 da manhã. “Nós chegamos e estava tudo trancado. Batemos às portas, mas ninguém nos atendeu. Enquanto isso, meu pai permaneceu dentro carro, com muita dor”, lembra Jovani.
Porém, no domingo anterior (1º), o idoso Sante já havia passado pelo atendimento no próprio hospital de Domingos Martins, queixando-se das mesmas dores, e recebeu laxante em comprimido e uma pomada para amenizar o inchaço da perna. Sante também recebeu alguns medicamentos por via oral, mas que o acompanhante, o filho Jovani Lorenzon, não soube dizer quais foram. Os sintomas persistiram até a quarta-feira, quando Jovani retornou com pai e encontrou o hospital fechado.
A ficha médica de atendimento foi feita somente às 05h01 da quarta-feira, porém o senhor Sante teve que aguardar até as 07 horas para receber atendimento médico. Ele foi avaliado, foram feitos exames de urina e de sangue, foram prescritos medicamentos como laxantes e remédios contra gases e, logo depois, ele foi liberado.
Desconfiado com a situação, o filho pediu à médica que fosse dado um encaminhamento para que o pai fizesse uma ultrassonografia, pois o paciente continuava com dificuldade para respirar. De posse da solicitação do exame, Jovani decidiu levar o pai a um médico particular em Marechal Floriano. O exame de ultrassonografia foi feito e foi constatado que havia um líquido no pulmão.
Este médico particular, de Marechal Floriano, encaminhou o senhor Sante para um cardiologista em Domingos Martins, onde ele foi atendido e lá mesmo foi feito o eletrocardiograma. O médico, desconfiado com os resultados, pediu para que fosse feito um ecocardiograma e uma radiografia do pulmão. Ao ver o resultado dos exames, o cardiologista pediu para que o paciente fosse imediatamente levado para o Hospital Evangélico, pois ele havia sofrido um infarto.
Ao chegar no Hospital Evangélico, o senhor Sante foi submetido a um cateterismo de urgência. No procedimento, foi diagnosticado que havia três veias obstruídas, o que comprometia ainda mais o estado de saúde do senhor Sante. Nesta terça-feira (10), ele aguardava por uma cirurgia de alto risco, pois será necessário realizar pontes de safena.
Mensagem antes da cirurgia
Na manhã de hoje (10), às 6h15, o senhor Sante Lorenzon, como sempre muito bem humorado, foi levado para a sala de cirurgia. Mas antes, ele fez questão de gravar um vídeo com uma mensagem para o Portal Montanhas Capixabas. Assista ao vídeo:
O hospital de Domingos Martins
A equipe de reportagem do Portal Montanhas Capixabas entrou em contato com o interventor do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), de Domingos Martins, Nelcimar Guarino Bastos, a fim de obter mais informações sobre o atendimento prestado ao paciente Sante.
Nelcimar pediu para que a equipe de reportagem entrasse em contato com o diretor técnico do hospital, o médico Wanderson Ribeiro Aleixo. O Dr. Wanderson conversou com o Montanhas Capixabas, mas preferiu não dar uma entrevista formal, informando que seria enviada uma nota oficial em resposta às indagações.
A nota, assinada pelo interventor do hospital, Nelcimar Guarino Bastos, diz o seguinte: “Em atendimento à solicitação desse periódico a respeito do atendimento ao paciente Sante Lorenzon, informamos que foi devidamente recebido e atendido conforme os protocolos clínicos de urgência e emergência”. O interventor informou também que todos os esforços estão sendo feitos, visando aprimorar os processos de atendimento aos pacientes.