Vida Saudável
Fisioterapia pode ajudar a prevenir doenças na terceira idade
Publicado em 06/12/2019 às 11:45
O envelhecimento natural do organismo traz efeitos desgastantes para o corpo, como perda do controle sobre os movimentos, da sensibilidade, além de aumento na dificuldade de realizar atividades rotineiras, como se locomover, se vestir, se alimentar, trocar de roupa, entre outras.
Nessa fase da vida, as técnicas aplicadas por profissionais em clínica de fisioterapia têm papel fundamental, tanto para o tratamento como para prevenção de doenças.
As dificuldades causadas pelo envelhecimento muscular e articular do corpo causam, além de problemas de locomoção, distúrbios cognitivos e de memória, que também influenciam na perda das funcionalidades motoras.
A influência da fisioterapia na longevidade da saúde corporal
Com o chegar da terceira idade, as doenças típicas dessa fase da vida, conhecidas por serem degenerativas, se instalam gradativamente e comprometem as principais funções locomotoras do corpo, prejudicando músculos, tecidos, nervos e tendões em geral.
É fundamental destacar que o desgaste ocorre de forma natural, ou seja, é inevitável sofrer com os efeitos da idade avançada, uma vez que se trata de um processo que atinge cada pessoa de uma forma diferente. Cada faixa etária sofre influência de mudanças musculares de forma individualizada.
As mudanças podem ocorrer de forma menos danosa, sem acarretar doenças mais graves, de forma que o paciente possa manter funcionalidades mais básicas e garantir maior qualidade de vida. O cuidado com a saúde do corpo funciona de forma preventiva quanto ao desgaste severo, fazendo com que o envelhecimento ocorra de maneira mais saudável, além de garantir o diagnóstico precoce de algumas patologias.
Técnicas fisioterapêuticas para prevenção de doenças na terceira idade
Para saber quais os melhores tratamentos preventivos para idosos, é preciso contar com auxílio de fisioterapeutas que saibam identificar nos pacientes, mesmo que pelo histórico familiar, quais as principais patologias que deverão ser combatidas. Algumas técnicas de fisioterapia para o público da terceira idade incluem hidroterapia, eletroterapia, termoterapia e terapia manual.
Todos os métodos e técnicas de fisioterapia devem ser realizados de forma individualizada, ou seja, de acordo com as especificidades de cada caso, principalmente ao se tratar de idosos. A frequência e a quantidade de exercícios devem ser determinadas visando a segurança e os bons resultados do paciente.