Dia Mundial de Luta Contra a Aids: a importância do diagnóstico precoce

Publicado em 28/11/2019 às 11:59

Compartilhe

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, marca também o início do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a doença. Só no Espírito Santo, desde 1985 até dezembro de 2018, foram registrados 15.538 casos.

O Estado tem uma média de 1.200 novos casos por ano de infecção pelo vírus HIV. Em 2018, foram registrados 1.068 novos casos e, em 2017, 1.255 – os dados do ano vigente são contabilizados ao final do primeiro semestre do próximo ano. Atualmente, 12.210 pessoas que vivem com HIV/Aids no Espírito Santo estão sendo tratadas com antirretrovirais nos Serviços de Atendimento Especializado em AIDS (SAE).

Para a coordenadora do Programa Estadual de IST/AIDS da Secretaria de Saúde, a médica Sandra Fagundes, é importante que a população se atente em especial ao diagnóstico precoce da doença.

“Quanto mais cedo for o diagnóstico do HIV e a pessoa iniciar o tratamento com antirretroviral, mais a chance de ficar com carga viral indetectável, e assim não ter progressão da doença e nem alteração da imunidade, que é a fase mais grave – Aids. Com isto, a pessoa tem a chance de ter uma vida normal, com qualidade de vida. E, também, é uma forma de não transmissão sexual do vírus”, explicou.

O diagnóstico precoce pode ser realizado por meio dos testes rápidos para o HIV, gratuitos e disponíveis nas Unidades Básicas de todos os municípios capixabas. O resultado do exame fica pronto em 30 minutos.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Além disso, no Estado há 26 Serviços de Atendimentos Especializados (SAE) em HIV, Sífilis e Hepatites Virais, que realizam o tratamento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/Aids. Além disto, para ampliar a testagem para o HIV, o Espírito Santo conta ainda com 44 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Van do CTA Itinerante, da Sesa.

Na capital, há o Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), um dos maiores SAE do Estado, com testagem para HIV, Sífilis e Hepatite B e C e, também com acolhimento, acompanhamento e tratamento de pessoas com infecções sexualmente transmissíveis.

Prevenção combinada

Além da testagem, Sandra Fagundes lembra que é muito importante que todos saibam sobre prevenção combinada, que associa diferentes métodos de prevenção para proteção contra as IST como HIV, SÍFILIS e Hepatite B.

Segundo o Ministério da Saúde, os métodos da Prevenção Combinada estão: a testagem regular para o HIV, Sifilis e Hepatites B e C, que podem ser realizadas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS); a prevenção da transmissão vertical do HIV (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as Hepatites A e B; programas de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV.

Uma pessoa com boa adesão ao tratamento atinge níveis de carga viral tão baixos que é praticamente nula a chance de transmitir o vírus para outras pessoas. Além disso, quem toma o medicamento corretamente não adoece e garante a sua qualidade de vida. Todos esses métodos podem ser utilizados pela pessoa isoladamente ou combinados.

“Além da prevenção combinada, deve-se lembrar de que o uso de preservativo nas relações sexuais também é uma forma importante de prevenção das IST”, lembrou a coordenadora.

Agenda Dezembro Vermelho e CTA Itinerante

A Sesa oferece testes rápidos para diagnóstico das IST por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

No dia 30 de novembro, a ação será realizada pela Associação de Moradores do Centro, na Praça Presidente Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, de 8h às 12h. No dia 04 de dezembro, o CTA Itinerante estará na Faculdade Católica de Vitória, a partir das 09h. Já no dia 18, o CTA estará na faculdade Emescam, em Vitória, das 09h às 12h.

O CTA Itinerante pode ser solicitado por municípios, representantes de entidade/bairro/município, entretanto as ações só podem ser desenvolvidas com a parceria dos serviços municipais de IST. Para solicitação, basta encaminhar um e-mail para a Coordenação Estadual de IST/AIDS ([email protected]) para o agendamento. Os pedidos devem ser feitos com 30 dias de antecedência, preferencialmente, e serão avaliados pela equipe técnica.

No dia 27 de novembro, o Programa Estadual de IST/AIDS participará da inauguração da exposição fotográfica “Olhares PositHIVos”, que acontecerá no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a partir das 16h. Já no dia 02 de dezembro, o Programa estará presente na Audiência Pública para discutir sobre “O atendimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS no Estado do Espírito Santo”, na Assembleia Legislativa.

Clique aqui para conferir a agenda completa das atividades para a semana do 1º de Dezembro, o Dia de Luta contra a AIDS.

Onde realizar o teste?

Os Serviços de Atendimentos Especializados (SAE) em HIV, Sífilis e Hepatites e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) estão distribuídas em todas as regiões de saúde do Estado.

Para conferir os locais, é só clicar aqui.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido