Selo Arte para o Socol de Venda Nova do Imigrante será entregue na 15ª RuralTur

Publicado em 21/11/2019 às 11:46

Compartilhe

Herança viva dos imigrantes italianos em Venda Nova do Imigrante, o tradicional socol irá receber nesta quinta-feira (21) o Selo Arte. A decisão foi publicada nesta quarta-feira pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), no Diário Oficial do Estado.

O Selo Arte é previsto na Lei nº 13.680/18, de autoria do Deputado Federal Evair de Melo (PP-ES), que desburocratiza a produção e a venda de queijos, salames, pescados e outros alimentos produzidos em agroindústrias artesanais de origem animal, criando parâmetros sanitários ao setor.

Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Evair destaca os valores culturais os quais o socol de Venda Nova do Imigrante preserva, bem como a importância da entrega do Selo para o município. “É um alimento que conserva a tradição e a cultura capixaba e possui um sabor diferenciado e de qualidade. Venda Nova do Imigrante só tem a ganhar e se expandir no cenário do agroturismo com essa conquista, se firmando no mapa da gastronomia brasileira”.

Selo Arte

Para o parlamentar, a legislação representa uma mudança de rumos na história das agroindústrias artesanais. “Nossos produtores viviam presos em uma legislação antiga que colocavam os nossos queijos, embutidos e tantos outros produtos artesanais na clandestinidade. Um crime no rural brasileiro, que tanto precisa e merece atenção dos nossos governantes, dada a sua importância. A fiscalização, que seguia parâmetros industriais e impedia o crescimento das agroindústrias, agora respeitará as tradições e os métodos de produção artesanais e permitirá a expansão desse tipo de empreendedorismo”.

Tradição

O socol é um alimento embutido feito a partir do lombo suíno, envolvido por um revestimento de carne bovina ou suína, temperado com sal, alho, pimenta-do-reino e, em alguns produtos, até com cravo e canela e consumido em fatias cruas e bem finas.

Sua receita é originária da região do Vêneto e os imigrantes italianos conservam até hoje o seu modo de preparo e armazenamento. Tem até festa, realizada anualmente no mês de maio em Venda Nova do Imigrante, para celebrar as origens do Socol.

Em junho de 2018, o Socol de Venda Nova do Imigrante recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) o Certificado de Indicação Geográfica. A indicação inclui as regiões de Alto Bananeiras, Bananeiras, Lavrinhas, Sede, Tapera, Alto Tapera, Santo Antônio da Serra e Providência, localizadas ao nordeste do município.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Proprietário do Socol Lorenção, Edines José Lourenção comercializa o produto há oito anos ao lado de sua esposa e seus dois filhos. Há três anos, ele pleiteiava o reconhecimento do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Ministério da Agricultura, porém sem sucesso e sem a primeira visita do MAPA.

Com o Selo Arte, Lourenção acredita que a produção e a venda de seu socol irá expandir. “Já temos comerciantes de fora do Espírito Santo esperando sair o Selo para poder negociar conosco. O nosso socol de Venda Nova do Imigrante possui Indicação Geográfica, que prova a sua qualidade superior. Se tudo der certo, vamos levar um sabor diferenciado para todo o país e gerar oportunidades de emprego e renda por meio do produto artesanal”.

15ª RuralTur

De 20 a 24 de novembro, a RuralTur, a maior feira sobre turismo rural do Brasil, chega a sua 15ª Edição, sendo a primeira vez que o evento é realizado fora da Região Nordeste, promovendo o Espírito Santo no cenário nacional do setor.

A 15ª RuralTur é organizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e da Agrotur.

Confira a programação:

20 de Novembro
19h – Acolhida dos expositores e momento de interação com os participantes do evento com apresentações culturais e degustação de produtos locais.

21 de Novembro
08h – Credenciamento
08h30 – Solenidade de abertura
09h30 – Palestra: Selo Arte
10h30 – Ponto de memória – História do Agroturismo no ES
12h às 17h – Visita técnica, com almoço
16h às 22h – Feira de Negócios com atrações gastronômicas e culturais

22 de Novembro
8h30 – Palestra: Propósito, empreendedorismo e desenvolvimento local no Turismo – Marta Poggi
10h – Tropeirismo
11h – Boas Práticas no Turismo: Caminhos do Frio – Evento Cultural Itinerante no Brejo Paraibano – Regina Amorim
12h às 17h – Visita técnica, com almoço
16h às 22h – Feira de Negócios com atrações gastronômicas e culturais

23 de Novembro
9h – Indicações Geográficas como estímulo do Turismo. Boas Práticas: Vale dos Vinhedos (RS) – Jaime Milan
10h – Indicações Geográficas do ES / Indicações Geográficas e Turismo
12h às 17h – Visita técnica, com almoço
14h às 22h – Feira de Negócios com atrações gastronômicas e culturais.

24 de Novembro
10h às 16h – Feira de Negócios com atrações gastronômicas e culturais

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido