Seag debate estruturação de projeto voltado à juventude rural e da pesca
Publicado em 02/11/2019 às 14:08
Em uma ação inédita, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) reuniu associações ligadas à agricultura para discutir ações voltadas à juventude na área rural e na pesca do Espírito Santo. O tema do encontro foi a estruturação de um projeto que permita identificar, de maneira efetiva, os jovens que vivem e atuam na área rural e em atividades pesqueiras.
Por meio de uma construção coletiva, a estruturação do projeto permitirá a identificação desses jovens que poderão contribuir com informações que representem a realidade em que vivem, além de sugerir ações e iniciativas que promovam o desenvolvimento rural, da pesca, o incentivo à sucessão familiar, e também melhores condições de vida e de trabalho.
Nessa primeira fase de organização do projeto, foi criado um Grupo de Trabalho, composto por representantes de vários setores da agricultura e da pesca, que ficará responsável por coletar informações que possibilitem a criação de um diagnóstico da situação da juventude no Estado. Posteriormente, esses jovens responderão a um questionário, preenchendo com informações relacionadas às dificuldades encontradas por eles, bem como propostas e sugestões de melhoria.
O secretário de Agricultura, Paulo Foletto, falou da retomada dessa ação e a importância para os jovens. “Um dos programas que a gente pensou, ao assumir a Secretaria, era esse voltado à juventude rural e pesca, que já foi destaque na gestão anterior de Renato Casagrande e que agora estamos retomando. O Grupo de Trabalho constituído hoje irá realizar um questionário que será distribuído a toda a juventude rural e pesqueira do Estado. Dessa forma, serão definidas prioridades e ações concretas para que a gente possa, com parcerias, discutir os problemas da juventude”, disse.
Para, o técnico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), Tadeu da Silva, o momento de estruturação do projeto permitirá ações que atendam a essa juventude. “Eu vejo como uma esperança para a juventude rural. O governador Renato Casagrande e o secretário Foletto, nos convidaram para esse importante momento de organizar a juventude, olhando seus anseios. Eu vejo como algo muito positivo, a gente fazer com que as políticas públicas cheguem à juventude rural, lá na ponta”, afirmou.
O representante do Programa CNA Jovem, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Celcino Barros, ressaltou que é um momento de os jovens pensarem na agricultura e na pesca. “É uma iniciativa muito importante do Governo do Estado, que começa a plantar sementes para o futuro. A intenção de trazer os jovens é de conscientizá-los sobre a importância de se pensar na agricultura e a pesca e trazer soluções para o meio”.
O coordenador das ações na Seag, Vinícius Costa, destacou a união dos setores para a realização de um melhor trabalho. “Reunimos diversas entidades da cadeia agropecuária e da pesca do Espírito Santo, com várias visões e demandas da juventude rural. Foi uma reunião bem produtiva, com a expectativa de que a gente consiga consolidar um trabalho que seja, de fato, abrangente e com representatividade”.
As pessoas ligadas ao setor da juventude rural e da pesca e que queiram contribuir com o projeto, podem preencher e auxiliar na divulgação do formulário que irá nortear as ações. É possível realizar o preenchimento do questionário até o dia 15 de novembro, clicando aqui.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3636-3710 ou pelo e-mail [email protected]
Participaram ainda da reunião representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Secretaria de Direitos Humanos (Sedh), Secretaria da Educação (Sedu), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Instituto Federal de Piúma e de Itapina, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Cooperativa dos Agricultores Familiares (CAF), e Prefeitura de Santa Maria de Jetibá.