O fantasma do racionamento de água não passa em Marechal Floriano
Publicado em 27/10/2019 às 13:15
A racionalização e até falta de água já são uma realidade para a agricultura de alguns municípios capixabas e mesmo para o abastecimento urbano. Com a escassez de chuvas a seca voltou em vários pontos do Estado. Apesar disso, Marechal Floriano, por hora, vai na contramão deste problema.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, mesmo com a redução das chuvas, os mananciais seguem sustentando a irrigação e o abastecimento das comunidades.
“Ao contrário de escassez, o que impactou a agricultura de Marechal Floriano é justamente o excesso de chuva. A safra de café, por exemplo, sofreu com os impactos climáticos neste ano, mas água, nesse momento, não falta em nosso município. A gente até vê redução do fluxo de água nos rios, mas é mínimo e indiferente para o nosso abastecimento”.
As chuvas regulares na região não são a única garantia do município para manter abastecimento nas áreas urbana e rurais. “Nosso município, há muitos anos, se preocupa com as margens dos rios, com adequação ambiental de modo geral. Nossos produtores mantêm a cultura de investimento na infraestrutura, mantendo barragens, reservas de água e estimulando o consumo inteligente em suas propriedades”, explica Stein.
O secretário acrescentou que o baixo nível de desmatamento e o alto grau de comprometimento com as adequações ambientais contribuem para que o fantasma do racionamento de água não assombre o município Marechal Floriano.