Seminário debate intersetorialidade entre odontologia e violência
Publicado em 27/10/2019 às 11:45
A Secretaria de Saúde (Sesa) realizará, no próximo dia 30, o seminário “Odontologia na Intersetorialidade da Rede de Proteção e Cuidados às Pessoas em Situação de Violência”, para marcar o Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado na última sexta-feira (25).
O tema, segundo a referência estadual em Saúde Bucal da Sesa, a dentista Sandra Schmidt, trará aos profissionais orientação para a percepção dos sinais de violência, além da importância do acolhimento e instrumentalização até a notificação.
“É importante que os dentistas e profissionais da saúde bucal se envolvam nessa temática, em perceber os sinais de violência, fazer o acolhimento e conduzir até a notificação do caso, uma vez que a maioria das agressões físicas acontece na face”, disse a profissional.
O evento, destinado aos profissionais de saúde, em especial à equipe de Saúde Bucal, como dentistas, auxiliar em saúde bucal e técnico em saúde bucal, também tem o objetivo de promover a integração dos profissionais nas ações estratégicas de controle de violência e contará com a presença de referências estaduais da Saúde Bucal e da Equipe Estadual de Vigilância Epidemiológica de Acidentes e Violência.
Para se inscrever, basta acessar este link.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
Dia Nacional da Saúde Bucal
Celebrado no dia 25 de outubro, o Dia Nacional da Saúde Bucal, voltado para a atenção sobre a importância da saúde da boca. Sandra Schmidt lembra que esse cuidado é a chave para prevenção de doenças, como câncer de boca, cárie, doenças periodontais, e não somente ligadas à boca.
“Hoje quando se fala em promoção da saúde, é importante lembrarmos que os profissionais da saúde bucal precisam agir de forma intersetorial, atuando em fatores de riscos comuns a outras doenças. No caso das crônicas, alertar o paciente para o consumo em excesso de açúcar, tabaco e uso de bebidas alcoólicas”, pontuou Sandra Schmidt.
Serviço:
Seminário “Odontologia na Intersetorialidade da Rede de Proteção e Cuidados às Pessoas em Situação de Violência”
Dia: 30/10 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório Sebrae/ES (Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170 – Enseada do Suá, Vitória).