Escola em Marechal Floriano realiza projeto piloto em formação agropecuária
Publicado em 26/10/2019 às 13:00
O Programa Horizontes do Espírito Santo incentiva a aplicação de cursos técnicos em agropecuária nas escolas do Estado do Espírito Santo e já contempla Marechal Floriano. O projeto piloto atende aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Victório Bravim, na comunidade de Araguaia, onde os estudantes do nono ano já realizam o curso técnico no contra turno das aulas do ensino básico.
O secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, diz que “o projeto piloto, que já ocorre na escola Victório Bravin vem ao encontro de um projeto que remonta 2015 e forma os estudantes nos cursos técnicos de agronomia, estimulando-os para permanecer e trabalhar no campo com qualificação técnica e aprofundamento no estudo e pesquisa”.
Stein contou que técnicos do Incaper vêm discutindo com o poder público municipal de Marechal Floriano os moldes para incentivar a expansão do projeto. “Há muitos alunos interessados e o objetivo é de estimular a formação dos jovens para o trabalho no campo. É imprescindível para fomento deste mercado e destas áreas de atuação”, explica Stein.
No chamado dia de campo, o aluno que participa do projeto imerge nas atividades práticas, em experiências que se valem de propriedades rurais da região para levar ao estudante a visão e o aprendizado específico da área agrícola em que ele está se formando.
A experiência de Marechal Floriano poderá se expandir para todo o estado do Espírito Santo. Conforme Stein, a participação no projeto estimula alunos a continuarem a formação na área, além de colaborar para manter o jovem no campo.
O Programa Horizontes do Espírito Santo é ligado ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistências Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão do Governo do Estado do Espírito Santo.