Feira da Agricultura Familiar começa nesta sexta (04) na Praça do Papa
Publicado em 02/10/2019 às 16:31
Como é gostoso acordar e tomar um café com leite, comer um pedaço de queijo ou até mesmo saborear uma fruta docinha. Presentes em momentos importantes da nossa vida, os alimentos produzidos pelas mãos das famílias rurais capixabas estarão nos estandes da 14º Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (Feafes), que acontece entre os dias 04 e 06 de outubro, na Praça do Papa, com acesso gratuito.
O grande encontro entre o campo e a cidade vai reunir expositores (as) do interior de todo estado que vão trazer produtos elaborados pela agricultura familiar com valores a partir de R$ 5. Serão alimentos orgânicos, queijos, mel, biscoitos, linguiças artesanais e diversos outros disponíveis para venda e degustação em estandes. A cozinha típica da agricultura familiar também marcará presença na Praça de Alimentação do evento.
Proximidade entre campo e cidade
A feira traz oportunidade ao morador da Grande Vitória de apreciar, valorizar e levar para casa uma diversidade de produtos típicos do interior. O evento também contará com atividades de cidadania e culturais, estandes de artesanato, painéis de debates, encontros de negócios, além de muita música e danças típicas da cultura rural tradicional.
A Feafes é promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes). Um dos objetivos da feira é promover oportunidades de acesso a mercados diferenciados para agricultores familiares e assentados de reforma agrária para a melhora das condições de vida, essenciais para uma categoria que deseja permanecer no campo.
Presença da força das mulheres rurais, indígenas e quilombolas
Durante a realização da Feafes, no mesmo espaço, também acontece a 1ª Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo (Femtru-ES). São esperadas dezenas mulheres, entre elas quilombolas e indígenas, que trabalham dia a dia plantando e colhendo alimentos que vão para a mesa do capixaba. O artesanato feito pelas mãos femininas como bolsas, objetos decorativos e até artigos indígenas, poderão ser apreciados na feira.
Para esta edição da feira, a Fetaes destaca a necessidade de discutir a diversidade de gênero nas relações familiares das comunidades do campo. O trabalho das mulheres, jovens e idosos têm um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico e cultural. A entidade defende a implementação de políticas para potencializar a igualdade e empoderamento desses atores e que também visem o fortalecimento e permanência das famílias no meio rural.
Feafes e Femtru-ES
Quando: entre os dias 04 e 06 de outubro.
Onde: na Praça do Papa (avenida Nossa Senhora dos Navegantes, Enseada do Suá, Vitória).
Durante a programação haverá:
– Praça de Alimentação com comidas típicas;
– Atividades de cidadania e culturais;
– Painéis de debates;
– Encontros de negócios;
– Estandes com diversos produtos para venda e degustação.
Programação:
Sexta-feira (04)
15h – Cerimônia de Abertura da 14ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do ES – FEAFES e 1ª Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais
18h – Abertura dos estandes para exposição, visitação e comercialização dos produtos
20h – Atração Cultural
23h – Encerramento das atividades do dia
Sábado (05)
9h – Palestras Técnicas
10h – Reabertura dos estandes para exposição, visitação e comercialização dos produtos
13h – Almoço com comidas típicas
14h – Apresentação danças típicas (Alemã, Italiana e Pomenara)
15h – Palestras Técnicas
20h – Atração Cultural Regional
23h – Encerramento das atividades do dia
Domingo (06)
9h – Momento de rodada de negociação (Expositores (as) x Empresas de comércio)
10h – Reabertura dos estandes para exposição, visitação e comercialização dos produtos
13h – Almoço com comidas típicas
14h – Apresentações e Atrações Culturais Regionais
16h – Apresentação de experiências exitosas
20h – Encerramento da 14ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do ES – FEAFES e da 1ª Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais