Feira nacional de turismo rural será em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 22/09/2019 às 12:30

Compartilhe

O município de Venda Nova do Imigrante sediará a 15ª edição da Feira Nacional do Agroturismo Rural (Ruraltur), considerado o maior evento de agroturismo do Brasil. O lançamento oficial do evento no Palácio Anchieta, em Vitória, contará com a presença do governador Renato Casagrande, empresários e outras autoridades.

A 15º Ruraltur acontecerá de 20 a 24 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, em Venda Nova do Imigrante. A programação da feira inclui palestras, talk show, roteiros de experiência na região de montanhas, além da comercialização de produtos, vivências culturais e gastronômicas. Diversos estados brasileiros estarão presentes em cerca de 70 estandes montados no evento.

O evento está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Associação de Agroturismo do Espírito santo (Agrotures), Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Para o governador, o evento é uma oportunidade de promover o turismo no Espírito Santo. Casagrande lembrou que, além da região de montanhas, as demais regiões do Estado também estão se organizando para receber os turistas.

O município de Venda Nova do Imigrante é referência em todo o Brasil como o berço do Agroturismo, modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lazer, à visitação e à valorização do meio ambiente.

Reconhecido como a Capital Nacional do Agroturismo pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur), o município capixaba começou a desenvolver o setor em 1987, quando ainda não havia um nome para a atividade no Brasil. A denominação usada vem do italiano “agroturismo” e foi na Itália que os primeiros empreendedores buscaram informações para a prática.

“Este é um momento importante para o Espírito Santo, quando todo o setor ligado ao agroturismo do país estará com os olhos voltados para esta exitosa história de transformação do modelo de produção agrícola familiar”, comentou o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, que destaca ainda o potencial turístico do Estado para os roteiros denominados turismo de experiência.

O prefeito Paulinho Mineti lembrou a vocação vendanovense para receber os visitantes. “Venda Nova do Imigrante é diferente. Há algo que nos faz diferentes. É o agroturismo, o voluntariado, são as pessoas que vivem aqui”, destacou.

Entre os objetivos da feira, estão: geração de negócios, estímulo ao empreendedorismo, debate sobre a geração de políticas públicas e de conhecimento técnico, tendências e inovação e o fomento ao turismo de experiência nas propriedades rurais.

O presidente do Convention das montanhas capixabas, Valdeir Nunes, destacou que o evento será uma vitrine do Espírito Santo para todo o Brasil. “Temos que mostrar o melhor que temos e estamos nos dedicando muito para fazer um evento perfeito”, afirmou.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido