Feira do Conhecimento atrai estudantes de todo o Estado em Venda Nova do Imigrante
Publicado em 04/09/2019 às 13:09
Para quem gosta de visitar várias áreas da ciência reunidas em um mesmo lugar, a sugestão é visitar a Feira do Conhecimento, que iniciou hoje (04), e prossegue até sexta-feira (06) em Venda Nova do Imigrante. Essa é a terceria edição do evento mais esperado do ano pelos estudantes de várias partes do Estado.
São três dias para aproveitar no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. “A proposta da Feira é trazer o mundo acadêmico, científico e várias interações para os alunos da creche ao ensino superior. É um encontro de saberes, pesquisa, ciência, tecnologia, arte e cultura. Tudo gratuito”, comenta o secretário Municipal de Educação ,Fábio Altoé.
Haverá a participação especial de cerca de 10 municípios, 30 escolas e 15 instituições. Ao todo são 90 projetos científicos. “Este ano a Feira está mais interativa e com novidades. Todos estão convidados, moradores a visitantes, para participar da 3ª Feira do Conhecimento. Quem visitar vai sair encantado”, afirma Fábio.
Nos três dias, a feira é aberta às 7 horas. Hoje, a programação segue até 19 horas. Amanhã (05) o encerramento será às 20 horas e, na sexta-feira (06), a Feira do Conhecimento vai até 16 horas.
De acordo com o coordenador do evento, Haroldo Deps Almeida, entre 15 e 20 mil pessoas visitam o evento em 2018. Haroldo destacou que durante o ano, as escolas desenvolvem projetos com os alunos, voltados aos três setores (arte, ciência e cultura) e escolhem um trabalho para expor no evento.
“Também temos a participação de exposição de projetos de outros municípios. Além disso, caravanas de diversas partes do Estado participam da Feira do Conhecimento”, destacou.
Como a curiosidade não tem idade, a feira traz atrações para todos os públicos. Em 2018, 50 estandes foram montados, e teve desde o planetário digital montado logo na chegada, ao estande de robótica preparado no outro lado do galpão principal do Centro de Eventos. Tudo instiga a curiosidade. É nesse momento que o prazer de aprender e de ensinar se misturam.
Os estandes das escolas contam com projetos feitos pelos próprios alunos. “A Feira do Conhecimento é a oportunidade de excelentes projetos feitos pelos alunos e professores serem mostrados a toda a sociedade. São três dias de evento dedicados ao tema. Não é só uma feira de ciência, pois temos na agricultura, na gastronomia, na geografia, na história, na literatura e em vários campos o conhecimento, que dá nome ao nosso evento”, enfatizou o secretário Fábio Altoé.
O coordenador Haroldo Deps informou que importantes parcerias, como a da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e outras associações e instituições de inovações, tecnologias e ensino fazem com que o evento tenha uma dimensão estadual.
“Muito além de uma mostra, há a possibilidade de projetos serem desenvolvidos por instituições de pesquisa e tecnologia. Os alunos, inclusive crianças da educação infantil, desenvolvem projetos incríveis. Infelizmente, atualmente a educação tem ocupado cada vez menos os espaços públicos. E o nosso evento, realizado onde acontece uma das maiores festas do Estado (Festa da Polenta), dá provas de que temos que ocupar esse destaque na sociedade. Há uma interação e trocas de experiências muito intensas nos três dias”, reforçou.