Vice-governadora lança programa de empreendedorismo Agenda Mulher
Publicado em 31/08/2019 às 11:44
A Vice-Governadora do Estado do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, lançou na última quinta-feira (29) o programa Agenda Mulher – que tem o desafio de impactar, em quatro anos, algo em torno de 25 mil mulheres em todo o Estado do Espírito Santo. A cerimônia aconteceu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, com uma ampla programação cultural e participação de quase mil pessoas. A vice-governadora aproveitou o momento para já lançar o ‘Agenda Mulher Itinerante’ que vai percorrer todo o Estado, iniciando por Conceição da Barra no dia 17 de setembro. O projeto tem ações para empoderar e dar visibilidade às mulheres, através do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos desde formações e qualificações diversificadas até o empreendedorismo emocional que se dá pelo processo de autoconhecimento. Englobando temas transversais, o programa reflete o compromisso do governo do Estado do Espírito Santo em investir na inovação e em ações que proporcionem igualdade de oportunidade entre homens e mulheres.
Na ocasião, Jaqueline Moraes reafirmou que seu propósito como vice-governadora é trabalhar para que as mulheres sejam representadas com igualdade na economia. “É privado para muitas mulheres o acesso a conteúdo, cursos, palestras e outros serviços que venham realmente ao encontro de suas necessidades. E é justamente nessa falta de um conhecimento mais profundo que queremos atuar, com ações decisivas para o sucesso dessas mulheres”, declara.
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve presente no evento. “Nós temos um plano, que agora foi institucionalizado pelo decreto assinado aqui. Esse caminhar é importante para as mulheres que estão conquistando espaços e hoje foi dado mais um passo com a institucionalização. O Plano tem eixos que focam a autonomia financeira das mulheres, pois ter essa independência é fundamental para que ela consiga denunciar caso seja agredida. Nosso desejo é dar mais passos adiante para buscar equidade neste Estado. Não temos pretensão de resolver tudo, mas nosso governo tem que ter um desenvolvimento de ações para apontarmos a direção para onde o nosso País precisa seguir em termos de sociedade”, afirmou.
Programa Agenda Mulher engloba projetos inter-relacionados, em parceria com diversas secretarias de Estado, como o “Agenda Mulher Itinerante”, com foco nas dez microrregiões do Espírito Santo e em parceria com as prefeituras; o “Diálogo em Redes”, com uma trilha de aprendizagem buscando o desenvolvimento institucional do 3º Setor; o “D`Elas”, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) para capacitar mulheres; o “Linha de Crédito para Mulheres”, em parcerias com Banestes, que desenvolve linhas de crédito para o público feminino; o “Ela no Campo e na Pesca”, voltado para mulheres rurais; o “Bolsa Atleta”, para promover a prática de esportes entre mulheres atletas; o “Corte de Lovelaces”, voltado para empoderar mulheres na programação e robótica; e o “EmPENHAdas”, voltado para mulheres vítimas de violência, por exemplo.
Com o Agenda Mulher, o público feminino de todo o Estado terá a vantagem de direcionar seus interesses a profissionais com boa qualificação e a fazer cursos com a perspectiva de empreender, individual ou coletivamente. O programa é uma iniciativa da Vice-Governadoria, em ações integradas com os seguintes parceiros: Secretaria de Economia e Planejamento; Secretaria de Direitos Humanos; Escola de Governo, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Educação, Instituto das Pretas, Instituto Rede Mulher Empreendedora; OAB/ES; Fundação Telefônica e Centro de Educação e Desenvolvimento Social e terá como base o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres revisto em 2019.
Já o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES) foi apresentado e institucionalizado durante a cerimônia de lançamento do Programa Agenda Mulher, da Vice-Governadoria.
O PEPMES, juntamente com o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, serão os dois principais documentos norteadores para a promoção de políticas públicas para as mulheres no Espírito Santo.