Agricultura debate ação por recuperação de águas

Publicado em 25/08/2019 às 11:36

Compartilhe

Projeto apresentado visa ações em áreas de preservação permanente, nascentes, restauração de áreas degradadas e o reflorestamento no sul capixaba.

O Projeto Águas da Nossa Comunidade foi apresentado na reunião da Comissão de Agricultura que aconteceu na última terça-feira (20), no Plenário Dirceu Cardoso. Escolhido para a implantação do projeto piloto, o município de Atílio Vivácqua, que sofreu com a estiagem entre 2014 e 2017, já observa os primeiros resultados do trabalho que tem beneficiado centenas de famílias com água potável.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Menegussi Menon, o trabalho tem dado excelentes resultados, porque promove a união de toda a comunidade e envolve desde técnicas de manejo de nascentes, quanto fornecimento de estrutura para que a população faça a correta manutenção desses locais.

“A expectativa é que haja uma conscientização efetiva de toda a comunidade quanto à necessidade da preservação e recuperação dos mananciais, assegurando a disponibilidade de água para o desenvolvimento sustentável e para gerações presentes e futuras”, disse.

O projeto foi firmado em 2018 por meio de uma parceria entre o Instituto Pacto Pelas Águas Capixabas, o Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo, Comitê Bacia do Rio Itapemirim e diversas instituições. Ele atua em municípios da região com a finalidade de promover parcerias com o poder público e privado, a fim de viabilizar assistência técnica, material e serviços ambientais ao produtor.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

A iniciativa tem foco na educação ambiental, capacitação e suporte técnico das comunidades, visando recuperar nascentes e preservar os recursos hídricos naturais para garantir o abastecimento dessas localidades.

Segundo a presidente do Instituto Pacto Pelas Águas, Maria Helena Vargas, a entidade busca promover parcerias com instituições públicas e privadas para implantar ações em áreas de preservação permanente, nascentes, restauração de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma, garantindo segurança hídrica para o abastecimento humano.

“O norte desse trabalho é a conscientização e a capacitação de produtores e moradores das áreas rurais quanto à importância da conservação e recuperação de mananciais, promovendo o aumento da produção de água potável e do desenvolvimento local”, disse.

Para o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL), que presidiu o debate, a Região Sul carece de mecanismos que promovam a capacitação do homem do campo para o resgate e a conservação de seus mananciais.

“São iniciativas como estas que levam ao produtor do sul capixaba os meios necessários para garantir o abastecimento de água da população, aumentando, com isso a produção rural e a qualidade de vida das pessoas”, disse Quintino.

Participaram da reunião a presidente do Colegiado, deputada Janete de Sá (PMN), e os parlamentares Adilson Espíndola (PTB),Marcos Garcia (PV), Torino Marques (PSL), Raquel Lessa (Pros), além do prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Machado Fernandes. Representando a Federação da Agricultura e Pecuária do ES (FAES), a coordenadora, Cleide Mônica Angeli de S. de Amaral.

 

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido