Projeto de redução do número de vereadores não é votado em Domingos Martins
Publicado em 07/08/2019 às 19:59
Na noite desta terça-feira (07), às 19 horas, a Câmara Municipal de Domingos Martins recebeu um pequeno público, que compareceu principalmente em virtude da possiblidade da votação do projeto de redução do número de vereadores. O projeto, de autoria do vereador Nelson Soares (PDT), propõe a diminuição da quantidade de parlamentares, de 13 para nove.
Dos 13 parlamentares, apenas a vereadora Sandra Christina Neitzke (PSC), não estava presente na sessão, por motivos justificados de enfermidade. Desta forma, foi dado início aos trabalhos exatamente às 19 horas, conforme o horário marcado.
Então, os que ali estavam presentes, aguardavam a leitura do projeto. Porém, antes mesmo deste procedimento, mas com a sessão já dada como iniciada, o vereador José Gagno (PSD), pediu vistas do projeto, o que imediatamente causou uma reação negativa em relação ao público, que começou a murmurar.
Após um recesso, o Presidente da Câmara, o vereador Diogo Endlich, deu início à leitura do projeto. Porém, o Presidente, seguindo o regimento interno da Casa, ressaltou que, o vereador José Gagno já havia pedido vistas da proposta, mesmo antes de ser lida, pois a sessão já havia sido considerada aberta.
Neste momento, a maioria do público se levantou e deixou a Câmara, aparentando insatisfação, pois para muitos, este procedimento foi considerado uma manobra para retardar a votação. O pedido de vistas é uma solicitação feita pelos vereadores, com o intuito de examinar melhor determinada proposição, adiando, portanto, sua votação.
As vistas pedidas pelo vereador
José Gagno (PSD),vereador que solicitou as vistas da proposta, em entrevista ao Portal Montanhas Capixabas relatou que não havia tomado conhecimento do projeto, e que portanto, precisaria de tempo para analisá-lo. Lembrando que o parlamentar tem até 30 dias para entregar um parecer sobre a proposta.
Confira a entrevista concedida ao Portal:
A favor e contra
Alguns vereadores deixaram claras suas posições em relação ao projeto. Foram a favor, os vereadores Nelson Soares, Diogo Endlich e Eduardo José Ramos. Demonstraram imparcialidade Rogério Manzoli e Heloísio Rodrigues Alves. Os demais preferiram não se manifestar.
Confira aqui o vídeo com alguns posicionamentos:
Portal Montanhas Capixabas ganha destaque no Plenário
O Portal Montanhas Capixabas transmitiu ao vivo toda a sessão, através de sua Fanpage, facebook.com/montanhascapixabas. O Portal de notícias foi lembrado como um dos aliados das instituições sociais, fato destacado pelo vereador Nelson Soares e Gilson Gomes Filho. Confira no vídeo: