Estado amplia vacinação contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses que forem viajar

Publicado em 04/08/2019 às 12:23

Compartilhe

Diante do aumento dos casos de sarampo na região Sudeste nos últimos meses, em especial no estado de São Paulo, que registrou mais de 630 casos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliará a vacinação para crianças de 6 a 11 meses que forem viajar com os responsáveis para áreas que apresentam surto ativo da doença.

A ampliação é válida a partir da próxima segunda-feira (05) nas unidades básicas de saúde e deve ser realizada no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para o deslocamento, com uma dose da vacina tríplice viral. A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o Espírito Santo está em alerta para a possível entrada de um caso de sarampo e a ampliação da imunização é feita em situação de emergência epidemiológica.

“É uma recomendação do Ministério da Saúde, que visa a proteção desta faixa etária que, diante do cenário epidemiológico, possa reduzir o risco de contaminação em crianças que forem viajar para municípios com circulação ativa do vírus do sarampo. É uma maneira, também, de aumentar a proteção contra a possibilidade de ocorrência de casos dentro do Espírito Santo”, explicou Danielle Grillo.

A coordenadora reforça que a dose da vacina tríplice viral, administrada nessa faixa etária, não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação da Criança: “Os pais deverão atentar-se para o calendário de vacinação, que tem uma dose da vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses e dose da vacina tetra viral aos 15 meses”, disse.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Além da ampliação, o Estado continua intensificando a vacinação em parceria com os municípios a fim de atingir a cobertura vacinal adequada e, assim, evitar a reintrodução do vírus do sarampo. Até o momento, o Espírito Santo apresenta a cobertura vacinal de 89,97% para crianças de 1 ano de idade e precisa atingir a taxa de 95%, preconizada pelo Ministério da Saúde.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaringes, expelidas ao tossir, espirrar e falar. Os principais sintomas são febre, exantema maculopapular (manchas avermelhadas), acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Casos graves podem levar ao óbito.

A vacina é a única maneira de prevenir a doença e está disponível na rotina das unidades básicas de saúde.

Dados do sarampo no Espírito Santo

Até final de julho deste ano, foram notificados 52 casos, com 51 descartados e um está em investigação. No ano passado, o Espírito Santo registrou 67 casos suspeitos, mas todos foram descartados laboratorialmente.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido