Chuva fina e baixa temperatura em Marechal Floriano podem causar doença à cafeicultura e às hortaliças
Publicado em 18/07/2019 às 12:58
Em toda a região serrana do Espírito Santo, as condições do intenso frio dos últimos dias, somadas á chuva fina e insistente, como ocorreu ontem e hoje pela madrugada e fim da manhã, poderão provocar doenças nos cafezais e até nas lavouras de folhosas e temperos verdes.
Na cafeicultura a doença mais comum que pode surgir na região possui a denominação de ‘phoma’ e é bastante conhecida pelos cafeicultores das regiões mais frias das montanhas devido à umidade. As informações são do técnico do Incaper, Ubaldino Saraiva, de Marechal Floriano.
Segundo ele, a umidade e a queda da temperatura favorecem o surgimento do ataque do ‘phoma’, cujo efeito negativo na safra, ocorre devido a folhagem molhada, somado à friagem e assim compromete a produção cafeeira.
O técnico comentou que as mesmas chuvas de ontem e desta madrugada, somadas à baixa temperatura, que podem comprometer a safra, podem provocar também alguns tipos de doenças e a queda na produção de folhas comestíveis, temperos verdes e frutas.
“Os produtores de alface, couve, cebolinha, brócolis e outros alimentos dessa natureza devem ficar atentos e nos procurar caso os resultados negativos surjam nos seus cultivos”, disse o técnico Ubaldino Saraiva.