Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Marechal Floriano
Publicado em 31/05/2019 às 11:38
O trabalho para evitar o uso do cigarro e alternativas viciosas paralelas a ele, é realizado na plataforma da antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luiza Hulle Pereira, por servidores da Secretaria Municial de Saúde de Marechal Floriano, na manhã desta sexta-feira (31) até as 11 horas no Dia Mundial do Combate ao Tabagismo.
O encontro entre moradores e visitantes florianenses começou por volta das 8h30 com a montagem de mesas e cadeiras onde os servidores deverão receber muitas visitas de familiares de fumantes e deles próprios, como o pedreiro Pedro Pereira, o primeiro a procurar o local para desabafar e ser orientado sobre os males causados pelo cigarro.
“Fumo há muitos anos e jamais senti algum sintoma de doenças pulmonares e quaisquer outras”, disse Pedro Pereira, ressaltando que a vontade de impedir o uso de cigarros a ele mesmo é muito difícil. “Hoje vou conversar novamente com o pessoal da saúde para que possamos acabar com esse vício antes de surgir algo pior, como uma doença”, desabafou Pedro, cumprimentando os agentes de saúde pela iniciativa.
O secretário de saúde de Marechal Floriano, Fernando de Mello, afirmou que a equipe veio preparada para receber muitas pessoas a fim de dialogar e mostrar que o tabaco chega a 70% do trato respiratório do ser humano. “O fumante em casa compromete a saúde da família, podendo surgir repentinamente o câncer no pulmão, na boca, laringe, além da infertilidade e impotência sexual”.
Tudo isso, segundo Fernando de Mello, servirá como meio de explicações e reforço ao conhecimento dos malefícios do fumo e, pensando assim programamos um encontro com servidores em todas as Unidades de Saúde. “As pessoas serão orientadas pelos nossos profissionais a deixarem esse vício que somente malefícios à saúde da população”.