Dia de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes leva dezenas de pessoas às ruas de Marechal Floriano
Publicado em 25/05/2019 às 15:01
Uma comovente caminhada, com a participação de alunos de escolas de Marechal Floriano, lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A caminhada aconteceu na manhã desta sexta-feira (24).
A saída foi em frente à Associação Pestalozzi, às 8 horas. O grupo seguiu pelas principais ruas de Marechal, chegando ao Centro Educacional e Esportivo Paulo Antônio Lorenzoni. Lá, foi realizado um ato de conscientização, além de uma breve palestra com a referência técnica de violência da Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SESA) Lecy Nunes Pereira.
Durante a solenidade, foi assinado um protocolo, com o objetivo de implantar um fluxo de acompanhamento de pessoas vítimas de violência no município, possibilitando uma atenção integral, por meio de uma rede de atenção multiprofissional e intersetorial.
“A família, a escola e o meio social em que se relaciona, são as bases de apoio de uma criança. O Dia Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual, é uma maneira de conscientização dentro de nossas casas. É inaceitável essa violência”, destacou o prefeito Cacau Lorenzoni.
“É preciso levar o tema aos educadores, cobrando para que a sociedade não feche os olhos para essa violência tão cruel, que deixa marcas tão profundas. A data de 18 de maio precisa ser amplamente discutida, pois os atos de violência dessa natureza geram efeitos devastadores por toda a vida da pessoa”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Simone Lemke Conciglieri.
Durante o evento, a mesa foi composta pelo prefeito João Carlos Lorenzoni, o presidente da Câmara Municipal João Cabral Rodrigues Conciglieri, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Simone Catarina Lemke Cancellieri, a secretária de Educação e Esportes Maria Arlete Novaes Moraes Silva, o secretário de Saúde Hércules Fernando de Mello, os vereadores Felipe Delpupo e Diony Nicolau Zequini Stein, a palestrante Lecy Nunes Pereira, representando a Polícia Militar o capitão Waldemar Junior e o tenente Wanderson Pimentel, e Wagner Pires, sargento do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano.
A caminhada foi linda e muito marcante. Dezenas de crianças e adolescentes participaram desse ato de prevenção e combate ao abuso sexual. Todos estavam muito ativos durante o percurso, que contou com o apoio da Polícia Militar e o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, em parceria com o Conselho Tutelar, está sempre à disposição para atender e receber denúncias, assim como via telefone, com ligações feitas para o Disque 100.