Comunidade de São José, em Marechal Floriano, comemora 140 anos de fundação

Publicado em 16/05/2019 às 17:55

Compartilhe

A comunidade católica de São José, no distrito de Santa Maria, Marechal Floriano, irá comemorar 140 anos de fundação com uma programação especial neste fim de semana. Foi no ano de 1879 que chegaram os primeiros imigrantes na região, que fundaram a localidade onde hoje é Santa Maria.

Entretanto, a primeira capela foi construída 27 anos depois, em 8 de agosto de 1906, onde hoje é a propriedade da moradora Maria Joana Tesch, local conhecido como “Vila do Miguel de Souza”. Na época, essa propriedade pertencia ao imigrante Feliphe Andreas Huber. Até que a primeira capela fosse construída, as celebrações eram realizadas na casa de Feliphe.

De acordo com o pároco, o padre Josemar Stein, as festividades principais acontecerão no sábado (18). “Teremos uma procissão saindo da igreja até o marco do local onde iniciou a comunidade, na ‘Vila do Miguel de Souza’, depois voltaremos com procissão luminosa até a igreja. Às 19 horas, teremos uma santa missa festiva, com a benção e inauguração do altar mor”, informou o pároco.

De acordo com a coordenadora da comunidade, Odete Luduvico Calvi, a imagem de São José Peregrino será levada pelos fiéis durante a caminhada até a propriedade onde foi construída a primeira capela. Na volta para a igreja, a imagem de Santa Mãe de Deus Peregrina será carregada à frente da procissão.

“Essa capela construída em 1906 foi a segunda erguida na região, segundo informações do Arquivo Público. Essas homenagens e festividades são realizadas com a importante participação das famílias da comunidade, que sempre colaboram com as atividades da igreja”, destacou Odete.

O altar que será inaugurado no sábado é uma réplica do antigo que existia quando a igreja foi construída e permaneceu até a década de 1960, quando foi retirado após o Concílio do Vaticano II. Parte do original está exposto no museu de Araguaia. Essas peças expostas foram cedidas por moradores de Santa Maria, na década de 90. Na época, esse altar estava guardado por moradores da comunidade, que cederam voluntariamente as peças na época da inauguração do museu.

Todo o altar que será inaugurado foi produzido pela família Mognol, que tem uma marcenaria na comunidade. A atual igreja existe há 70 anos e passou por várias reformas. Nas próximas semanas, o altar será pintado com técnicas da arte bauernmalerei, que é uma técnica pintura alemã camponesa que retrata principalmente pássaros e flores. O morador Rogério Brambilla será o responsável pela pintura.

Além da festividade do fim de semana, hoje (16) haverá uma missa em homenagem ao padre Renato Paganini, que completa 10 anos de sacerdócio. A missa será a partir de 19 horas, na igreja de São José, em Santa Maria.

Veja também

CAPA

Atrações de Natal terão até neve artificial em Domingos Martins

20231102_134202

População da Amazônia Legal receberá 22 mil títulos de propriedades

destaque_cop29

Acordo de financiamento climático da COP29 é considerado insuficiente por ambientalistas

WhatsApp Image 2024-11-25 at 16.12.50-1

Delegação capixaba pronta para brilhar na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

WhatsApp Image 2024-11-25 at 09.27.59

Hemoes celebra 25 anos com homenagem aos doadores no Dia Nacional do Doador de Sangue

Empresário morre em acidente

Empresário de Venda Nova do Imigrante morre em acidente na BR-262

Imagem do WhatsApp de 2024-11-25 à(s) 17.10.27_ab19d6d4

Dalton Perim anuncia três secretários, propõe pediatria 24h, mais estradas, calçadas e ciclovias em Venda Nova do Imigrante

Capa-25

SERDIA beneficia pessoas com deficiência intelectual e autismo no sul do Espírito Santo