Incaper lança folder sobre silagem de Capim-elefante na Alimentação Animal

Publicado em 28/04/2019 às 11:01

Compartilhe

A baixa disponibilidade de alimento nos períodos de estiagem é uma dificuldade enfrentada anualmente por muitos pecuaristas no Espírito Santo. Por isto, um projeto desenvolvido pelo Incaper incentiva os pecuaristas do Espírito Santo a utilizarem a silagem de capim como uma alternativa de alimentação do gado nos períodos de déficit de alimentos.

O projeto, intitulado “Avaliação nutricional do capim elefante cv. Napier ensilado com casca de café, coproduto do cacau ou do maracujá”, foi um dos aprovados no Edital 014/2014 PIC Jr., da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

A instituição apoiou propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todas as áreas do conhecimento com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Estado. O objetivo do edital era o de despertar vocações científicas e tecnológicas e incentivar talentos potenciais entre os estudantes.

A pesquisadora do Incaper do Centro de Pesquisa e Inovação Norte (Linhares) e coordenadora do projeto, a zootecnista Mércia Regina Pereira de Figueiredo, explicou que o trabalho consiste na produção de um folder que incentiva a conservação da forragem abundante nas propriedades no período das águas para serem fornecidas no período de baixa oferta de alimentos (época seca) através daensilagem.

A técnica consiste na fermentação natural do alimento, com a ausência de oxigênio. Esta é uma opção para manutenção da produção e uma oportunidade para redução dos custos com a alimentação do gado nos períodos de estiagem prolongada.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

No folder são apresentadas as principais cultivares de capim-elefante que podem ser utilizadas como capim verde picado no cocho e/ou cortado e conservado na forma de silagem.

A ensilagem é uma tecnologia que também pode ser utilizada por pequenos produtores, através do armazenamento da forragem em silos de menor capacidade, como o silo cincho ou rapadura, com capacidade de armazenamento de até 10 toneladas. Esta opção diminui o custo da operação.

Além da silagem de capim, os produtores também podem utilizar outras opções de alimentação de bovinos na época seca, como o feno de capim, a cana de açúcar ou a capineira. O importante é utilizar os recursos mais facilmente disponíveis na propriedade ou na região para alcançar produtividade com menor custo.

“É fundamental incentivar a adoção de novas tecnologias e compartilhar com produtores, técnicos, alunos e demais interessados para contribuir com o sucesso e a visibilidade da atividade pecuária”, destacou a pesquisadora.

Confira o conteúdo do folder clicando aqui.

Para essa e outras publicações, basta acessar: https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido