Dia do Campo do Palmito Pupunha em Santa Maria de Marechal
Publicado em 15/04/2019 às 13:59
Setenta produtores de palmitos, principalmente da variedade “pupunha”, participaram de um encontro na propriedade rural de Elizeu Huber, em Santa Maria de Marechal. Houve palestras com explicações diversas sobre a cultura do palmito pupunha por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).
De acordo com o técnico agrícola do INCAPER, Ubaldino Saraiva, de Marechal Floriano, o “Dia de Campo do Palmito Pupunha”, como foi denominado o encontro entre produtores, mostrou por meio de palestras proferidas pelos técnicos do INCAPER, a importância da cultura e a rentabilidade do produto quando é bem cuidado ainda na lavoura.
“A cultura do palmito se inclui no processo de diversificação, situação que o INCAPER busca a implantar em toda a região produtora do Estado”, disse o técnico Ubaldino Saraiva, informando ainda que mais de 350 toneladas de palmito estão sendo colhidas anualmente na região rural de Marechal Floriano e a produção tende a se ampliar.
“Podemos deduzir esse fato ao grande número de participantes deste município e Domingos Martins principalmente nesse encontro importante”, disse Ubaldino, ressaltando que na Semana Santa é a época da colheita. “Todos adoram o palmito e na torta capixaba o produto é um dos principais ingredientes”.
Ubaldino informou ainda que os engenheiros agrônomos Raoni Sá, João Batista Araújo e Simoni Laje falaram sobre as técnicas para trabalhar bem com o produto aos agricultores durante o encontro. “Eles são altamente entendedores do assunto e isso garante a qualidade e quantidade”.
O lavrador Elizeu Huber, de Santa Maria de Marechal, proprietário do local do encontro comentou que ficou contente com a presença dos técnicos e colegas na agricultura. “Nesse dia de campo tivemos pessoas altamente capacitadas para nos orientar ainda mais sobre a cultura do palmito e por isso agradecemos a presença geral”, concluiu. .