Serraria em situação irregular é interditada em Santa Leopoldina

Publicado em 13/04/2019 às 14:51

Compartilhe

Uma serraria instalada na localidade de Alto Caramuru, em Santa Leopoldina, foi interditada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) por funcionar de forma irregular. A ação, realizada de forma conjunta com a Polícia Militar Ambiental, foi concluída nessa terça-feira (09).

De acordo com o técnico do Idaf Marco Henrique Demuner, a identificação ocorreu no momento em que o estabelecimento recebia aproximadamente dez metros cúbicos de madeira nativa (em toras e serradas). “Inicialmente vistoriamos a carga do caminhão e constatamos que o material não apresentava o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório sempre que se utilize produto florestal de origem nativa. Além disso, verificamos que a serraria atuava sem a licença ambiental exigida”, explicou Demuner.

Na ocasião, as atividades foram interditadas, os equipamentos foram lacrados e madeiras nativas foram apreendidas. O proprietário foi autuado por funcionar sem autorização do órgão competente e por receber madeira sem a documentação exigida, o DOF.

Serraria em situacao irregular e interditada em Santa LeopoldinaO responsável pelo transporte da madeira também foi autuado por realizar o procedimento sem a documentação obrigatória. Uma equipe do Idaf comparecerá ao local onde o produto foi extraído, em Domingos Martins, para verificar as condições e a regularidade do desmate.

Serrarias

As atividades de serraria devem ser licenciadas e possuir registro de atividade florestal junto ao Idaf. Além disso, a exploração de madeira nativa na propriedade deve ser previamente autorizada pelo Instituto. De acordo com o subgerente de Controle Florestal, Fabricio Zanzarini, sempre que houver transporte, armazenamento e comercialização de madeira de origem nativa é necessário que se faça a emissão do DOF, que deve acompanhar a madeira até sua destinação final. O DOF garante que a madeira tenha sido explorada obedecendo aos critérios legais, não configurando exploração clandestina. O objetivo é inibir a degradação do remanescente da Mata Atlântica no Estado.

Veja também

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas