Domingos Martins participará da coleta de dados para o Inventário da Língua Pomerana
Publicado em 21/03/2019 às 11:40
Domingos Martins está na rota do Inventário da Língua Pomerana. Técnicos do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (Ipol) visitarão o município nesta semana para coletar dados e informações referentes à língua, ainda muito presente na região.
Na quinta-feira (21) a equipe estará na comunidade de Tijuco Preto para visitas técnicas de levantamento de dados em escolas municipais e a famílias tradicionais pomeranas na região. Já na sexta (22) pela manhã será realizada a apresentação do projeto para toda a comunidade martinense, às 10h, no auditório da Biblioteca Municipal. Durante o encontro também será apresentado questionário para que os presentes também possam contribuir para o estudo. Os trabalhos seguem na sexta à tarde com visitas à região de Melgaço.
O Inventário tem o objetivo de inventariar, mapear, salvaguardar e reconhecer a diversidade linguística brasileira. O trabalho engloba pesquisa e disponibilização do conhecimento sobre esta língua (documentação, divulgação e consciência junto à comunidade) e ações de promoção da língua na educação, nas artes, na cultura, na ciência e tecnologia, nos direitos linguísticos, e de reconhecimento como referência cultural brasileira.
Serão realizados o mapeamento da língua inventariada, sua configuração e contextos de uso, além de levantamentos estatísticos sobre o número e perfil dos falantes e sua relação com a língua.
A execução do projeto do Inventário da Língua Pomerana é uma parceria entre o Ipol e as prefeituras dos municípios que possuem falantes do língua pomerana, por meio das Secretarias de Educação: Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Pancas, Vila Pavão, Itarana, Itaguaçu, Laranja da Terra, Afonso Cláudio e Domingos Martins.
Participe!
Apresentação do Projeto Inventário da Língua Pomerana
Data: 22 de março (Sexta-Feira)
Horário: 10h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão (Anexo ao Centro Cultural Imperador – Campinho)