Moradores ajudam avicultor a enterrar mais 50 mil frangos mortos em Domingos Martins
Publicado em 12/03/2019 às 18:17
O avicultor Silvestre Santana, 37 anos, da região da Cascata do Galo, em Domingos Martins, contou com a ajuda de moradores da comunidade para enterrar mais 50 mil frangos, que morreram em suas granjas, no último sábado (09), por conta da interrupção do fornecimento de energia em toda a localidade.
Ele agradeceu a ajuda que recebeu e considera que isso só dá mais forças para seguir trabalhando. “Apesar do momento drástico, a população se comoveu e veio nos ajudar. Amigos, familiares e pessoas que a gente nem contava apareceram para nos ajudar e isso nos dá um pouco de força. A Prefeitura também enviou uma máquina retroescavadeira para ajudar no enterro dos frangos”, contou o avicultor.
No interior das granjas, segundo Silvestre, há dezenas de ventiladores, que funcionam com eletricidade. Segundo ele, a energia foi suspensa por volta de 10 horas do sábado (09), e nenhum morador havia sido comunicado sobre a interrupção.
O avicultor conta que os frangos que morreram seriam comercializados na nesta terça-feira (12). “Abrimos buracos e enterramos as aves mortas. É uma cena lamentável e um descaso da EDP. Se tivéssemos sido informados, teríamos providenciado geradores de energia para o período que ficamos sem o fornecimento elétrico”, lamentou.
Ele também contabilizou os prejuízos que teve e destacou que vai buscar o ressarcimento. “Em uma das granjas, que alojava 32 mil frangos, apenas cerca de dois mil conseguiram sobreviver. Ao todo, calculo que morreram aproximadamente 50 mil frangos, causando um prejuízo de uns R$ 300 mil. Juntamente com a empresa a qual sou parceiro na criação, vamos acionar a justiça para buscar o ressarcimento do nosso prejuízo”, adiantou o avicultor.
Na oportunidade, a EDP, empresa fornecedora de energia elétrica na região, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que “uma falha na rede que abastece pontos de Domingos Martins interrompeu a energia para parte dos clientes da região. Equipes trabalharam para restabelecer o sistema, que foi normalizado de forma gradativa. Às 14h14 do sábado (09), todo o serviço foi restabelecido”, finalizou a empresa.