Revista Negócio Rural é finalista no 2º Prêmio Café Brasil de Jornalismo

Publicado em 10/03/2019 às 14:09

Compartilhe

Uma reportagem publicada na edição 15 da Revista Negócio Rural, escrita pelo jornalista Julio Huber, é finalista na categoria Impresso do Prêmio Café Brasil de Jornalismo. Concorrem às quatro categorias do prêmio, jornalistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

As reportagens finalistas valorizam a importância do cooperativismo para a sustentabilidade econômica do café. O objetivo é destacar “A Importância do Cooperativismo Cafeeiro na Economia Regional” através de reportagens que evidenciaram a relevância do suporte fornecido pelas cooperativas aos cafeicultores e, consequentemente, o impacto econômico-financeiro que esse apoio tem na economia dos municípios e regiões onde a atividade é desenvolvida.

Julio Huber produziu a reportagem, que também foi publicada no portal Montanhas Capixabas, que fala sobre o Comércio Justo, também conhecido mundialmente como fairtrade, e que tem o objetivo de agregar valor ao café conilon colhido por famílias de cooperados da Cafesul, em Mimoso do Sul e região.

Revista Negocio Rural e finalista no 2 Premio Cafe Brasil de Jornalismo“Minha família produz café arábica nas montanhas, e tenho uma ligação forte com a cafeicultura. É muito gratificante ser premiado nacionalmente em um prêmio que evidencia essa bebida, que é a segunda mais consumida no mundo. Como nossa revista circula em todo o Espírito Santo e em outros estados brasileiros, sempre estamos em busca de novidades para contar aos nossos leitores”, destacou Julio Huber.

A competição, organizada pelo Conselho Nacional do Café (CNC), em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), e tem a intenção de reconhecer a importância da imprensa e o seu compromisso com o desenvolvimento de pautas sobre os pontos sustentáveis da atividade cafeeira no Brasil. O grande destaque são para os trabalhos de campo, de forma que amplie a propagação da atuação da cafeicultura no que diz respeito aos aspectos ambiental, trabalhista e, principalmente, econômico.

“Esta edição deu especial atenção à importância econômica da atividade cafeeira nas regiões onde é exercida, tendo como suporte às nossas cooperativas, que se mostram cada vez mais vitais para que a cafeicultura nacional mantenha sua força, gerando milhões de empregos e movimentando as economias regionais, fortalecendo os diversos segmentos do comércio e, tudo isso, preservando o meio ambiente, fato vital para que a sustentabilidade seja uma constante. Esses 12 profissionais foram os que desenvolveram conteúdos mais conectados à nossa sugestão de tema, por isso estão entre os premiados”, explica o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

O diretor de Comunicação do Conselho, Paulo André Kawasaki, destaca a importância do Prêmio no atual contexto vivido pela profissão no país. “O advento das redes sociais criou um cenário de agilidade, mas que também acendeu a luz de alerta. O jornalismo profissional passa por uma fase de descrédito. Qualquer pessoa, que publique qualquer coisa na internet, torna-se o ‘senhor da razão’, ainda que não haja apuração dos fatos para a postagem, assim como por parte de quem lê e compartilha, disseminando conteúdos que não primam pela verdade ou, no mínimo, por ouvir os dois lados. A ideia de criar o Prêmio foi para valorizar o trabalho do bom jornalismo, sendo esse o estímulo que encontramos a esses profissionais que dedicam sua realidade em prol da boa informação ao público”, explica.

A cerimônia de premiação da competição ocorrerá em Brasília (DF), no dia 19 de março, às 19h30, na sede da OCB. Na oportunidade, será revelada a classificação final de todos os jornalistas, que levarão para casa, além de medalhas, troféus e diplomas, a premiação em dinheiro. A competição conta com quatro categorias (Impresso, Internet, Rádio e TV) e distribuirá um total de R$ 90 mil aos vencedores.

Leia a edição completa da Revista Negócio Rural clicando aqui!

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido