Cacau capixaba mais uma vez é o melhor do Brasil
Publicado em 03/03/2019 às 15:13
O Espírito Santo mais uma vez cravou seu nome como produtor das melhores amêndoas de cacau do Brasil. Os produtores Emir Macedo Gomes Filho e Márcia Fonseca Alves, de Linhares, venceram a categoria Varietal do 1º Concurso Nacional de Qualidade- Cacau Especial do Brasil (Sustentabilidade e Qualidade). Agora, o casal vai disputar novamente a final mundial na França.
A notícia chegou através do secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, que participou da cerimônia de premiação na última sexta-feira (22), no auditório do Sebrae de Ilhéus (BA).
O concurso contou com a participação de 53 cacauicultores das principais regiões produtoras, como Bahia, Pará e Espírito Santo, sendo 22 selecionadas para a fase final. Além do Espírito Santo, o Pará ficou com a primeira colocação na categoria Blend.
A competição foi dividida em três etapas e teve como jurados importantes membros da cadeia produtiva do cacau e chocolatiers consagrados nacionalmente.
Os principais critérios utilizados foram de verificação da análise sensorial, seguidos dos índices de fermentação e acidez, principais requisitos para fabricação de chocolates de qualidade.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
O concurso é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau apoiada pela Barry Callebaut, Mondelez, Harald, Dengo do Brasil, GrainPro, Instituto Arapyaú, Sebrae, Faeb e executada pela Centro de Inovação do Cacau em parceria com a Ceplac, PCTSB e a Câmara Setorial do Cacau do Brasil.
Segundo Cristiano Villela, diretor-executivo do CIC e presidente do Comitê, o 1º Concurso Nacional é um marco para a cacauicultura brasileira, incentivando a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau especial no Brasil. Nesta edição, a arroba de cacau premiada recebeu R$ 5 mil em premiações. (*Com informações do Blog Fórum do Cacau e do site Mercado do Cacau)
Confira os vencedores
Blend:
1° – Ervino Gutzeit – Fazenda Panorama – PA
2° – Elcy Gutzeit – Fazenda Bom Tempo – PA
3° – Gleibe Luíz Torres Santos – Fazenda Mariglória – Ba
Varietal:
1° – Márcia Fonseca – Fazenda Santa Clara – ES (Variedade SJ02)
2° – Rogério Kamei – Fazenda Bonança – BA (Vriedade BN34)
3° – João Tavares – Fazenda Leolinda – Ba (veriedade Catongo)