Marechal Floriano integra consórcio de saúde que assegura consultas e exames especializados
Publicado em 19/02/2019 às 12:41
Moradores de Marechal Floriano podem ter acesso a diversas especialidades médicas, consideradas de difícil acesso na saúde pública, de forma mais rápida e dentro da cidade. Isso é possível através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Sudoeste Serrana (CIM – Pedra Azul).
O atendimento com o cardiologista, por exemplo, é feito de 15 em 15 dias. Após a consulta com o especialista, também é possível fazer exames específicos como o Eletrocardiograma.
Além da cardiologia, o morador tem acesso a dermatologista, neurologista, psiquiatra e psicólogo, bem como diversos exames especializados como ressonância magnética, tomografias e laboratoriais. “Com essas especialidades sendo oferecidas aqui no município, a vida das pessoas é facilitada, pois não é mais necessário o deslocamento para outras cidades. Traz comodidade e segurança aos moradores”, explicou o secretário de saúde de Marechal Floriano, Fernando de Mello.
Para ter acesso aos especialistas, é necessário passar por uma consulta com o clínico geral da unidade básica de saúde. O médico avaliará o caso do paciente e, se necessário, fará um encaminhamento. “Em cada unidade há uma pessoa responsável por enviar os encaminhamentos para o serviço de regulação que, de acordo com urgência, marcará o serviço solicitado”, detalhou Mello.
Saiba mais
O CIM existe desde 1998 e é um consórcio firmado com as prefeituras de Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Brejetuba, Itarana e Santa Maria do Jetibá. Por mês, mais de 500 atendimentos são realizados, entre consultas, cirurgias e exames. A rede é mantida por meio de um contrato firmado entre os municípios integrantes.